Pular para o conteúdo principal

Receita Vegetariana - Bolo Vegano


por Dra Rita de Cassia Sales Coutinho Caputi – Nutricionista RJ



BOLO DELICIOSAMENTE VEGANO

Para a calda:
ü  1 xícara de chá de açúcar mascavo
ü  300mL de água filtrada

Para a massa:
ü  1 e ½ copo (o de 300mL) de chá de farinha de trigo comum
ü  1 copo de farinha de trigo integral
ü  Cerca de ½ copo de aveia em flocos
ü  1 colher de sobremesa de canela em pó
ü  1 pitada de noz-moscada moída na hora
ü  Raspas de 1 limão
ü  1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (dissolvê-lo no leite de gergelim)
ü  Leite de gergelim *
ü  Cerca de 1 copo de óleo de soja

* Para o leite de gergelim:
ü  100g de gergelim branco cru
ü  1 litro de água filtrada
Bater muito bem ambos os ingredientes no liquidificador, até se fundirem. Não precisa coar.

Parar colocar sobre a calda:
ü  8 bananas d’água grandes e bem maduras, cortadas longitudinalmente


Modo de preparo:
1.    Calda: em uma panela, colocar o açúcar mascavo e a água, no fogo baixo. Misturar bem e deixar ferver um pouco e apagar o fogo. Após esfriar, ficará uma calda grossa.
2.    Massa: Em uma tigela, misturar todos os ingredientes. Bater tudo muito bem no liquidificador.
3.    Em uma fôrma grande, untada com um fio de óleo de soja e polvilhada com farinha de trigo integral, colocar a calda, as bananas e, por cima, a massa. Salpicar gergelim branco por cima e levar ao forno já quente (cerca de 200°C), por 40 a 50 minutos. BOM APETITE E MUITA SAÚDE!

Rendimento: Cerca de 24 a 28 pedaços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas