Pular para o conteúdo principal

Orientações Nutricionais Doenças ósseas


Andressa Lanza – Acadêmica de nutrição URI/RS
Juliana Gonçalves
Doenças Ósseas

  • Manter uma ingestão adequada de cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros...);
  • Ter um aporte adequado de vitamina D, que é obtida através da exposição ao sol, melhorando a absorção de cálcio, por isso se recomenda banhos de sol regulares para que essa vitamina possa ser sintetizada pelo corpo;
  • Possuir uma ingestão adequada também de vitamina K e fósforo os quais ajudam o osso a continuar saudável
  • Realizar atividade física (caminhar, nadar) com orientação de um profissional;
  • Evitar fumo e álcool;
  • Manter o peso adequado;
  • Controlar a ingestão de alimentos ricos em cafeína, tais como chá preto, mate, refrigerante, chocolate e café;
  • Diminuir o consumo de alimentos ricos em sal, como embutidos e o próprio sal de adição;
  • Restringir alimentos ricos em fibras, pois estes diminuem a absorção de cálcio;
  • Controlar a ingesta de alimentos ricos em proteínas, tais como carne e derivados.


REFERÊNCIAS
BASSO, C.; BAÚ, L.; DALLEPIANE, L.B. Manual de Orientações Nutricionais em Dietoterapia. Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

CUPPARI, Lilian. Guia de Nutrição: Nutrição Clínica no adulto. 2.ed. Barueri, SP: Manole, 2005.

MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 6.ed. São Paulo: Roca, 2005.

MAGNONI, Daniel; CUKIER, Celso; GARITA, Flavia Senapeschi. Manual Prático em Terapia Nutricional. São Paulo: Sarvier, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Sopa de alho-poró com hortelã

Calorias por porção: 40 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de alho-poró Água Folhas de hortelã Sal a gosto Modo de preparo: Corte o alho-poró em rodelas e coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias e retire do fogo. Em seguida, bata o alho-poró em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de hortelã. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique hortelã picada sobre o creme e despeje um fio de azeite.

Sopa de tomate com manjericão

Calorias por porção: 60 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de tomate Água Folhas de manjericão Sal a gosto Modo de preparo: Corte os tomates mantendo as sementes e a pele. Coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-los. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios e retire do fogo Em seguida, bata os tomates em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de manjericão. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique manjericão picado sobre o creme e despeje um fio de azeite.