Pular para o conteúdo principal

Pesquisas | Chocolate com alto teor de cacau‏

O cacau em pó é rico em polifenóis e, portanto, pode contribuir para a redução da peroxidação lipídica. O estudo realizado por Mursu J, Voutilainen B, Rissanen TH, et al (2004), teve o objetivo de estudar os efeitos de longo prazo da ingestão de chocolate, com diferentes quantidades de polifenóis, sobre os lipídios séricos e a peroxidação lipídica.

A pesquisa foi realizada durante 3 semanas, com 45 voluntários saudáveis e não fumantes, onde foi suplementado o cacau na dieta. Os participantes consumiram 75 gramas diárias de chocolate branco (WC grupo), chocolate amargo (grupo DC), ou chocolate amargo enriquecido com polifenóis de cacau (grupo HPC).

Nos grupos DC e HPC, foi observado um aumento do HDL-colesterol sérico (11,4% e 13,7%,respectivamente), enquanto que no grupo WC, houve um pequeno decréscimo (2,9%, p < 0,001). A concentração sérica de LDL dieno conjugados, que é um marcador da peroxidação lipídica in vivo, diminuiu 11,9% em todos os três grupos de estudo. Nenhuma alteração foi encontrada na capacidade antioxidante do plasma, na suscetibilidade a oxidação de lipídios séricos ou VLDL + LDL, ou na concentração plasmática de F2-isoprostanos ou ácidos graxos. Os polifenóis do cacau podem aumentar a concentração de HDL colesterol e enquanto o perfil de ácidos graxos da manteiga de cacau pode ajudar a alterar a composição da LDL e torná-lo mais resistente aos danos oxidativos.

Referência: Mursu J, Voutilainen B, Rissanen TH, et al. Dark chocolate consumption Increases HDL cholesterol concentration and chocolate fatty acids may inhibit lipid peroxidation in healthy humans. Free Radic Biol Med. 2004;37:1351-9.

Comentários

Anne Giesen disse…
Oi Kilza, faço nutrição na Universidade Vila Velha, 6º período. Esse semestre estamos fazendo um trabalho interdisciplinar que tem como tema o cacau. Você poderia me enviar o link do artigo que você publicou em seu blog??

Um grande abraço, e obrigada!!

ps.: meu email anne-giesen@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas