Pular para o conteúdo principal

Compare o milho com a ervilha

As quantidades comparadas correspondem a 130 gramas de milho e ervilha em conserva, ou ½ xícara de chá de cada vegetal.



1. Ossos fortes
Além de afastar a fadiga, o fósforo forma par com o cálcio para fabricar massa óssea novinha em folha. O milho vence o duelo disparado.
Milho ...............................89 mg
Ervilha ...............................1 mg



2. Atenção, hipertensos!
A verdinha tem mais que o dobro da quantidade de sódio, que faz a pressão disparar. Para mantê-la sob controle, fi que com o milho.
Milho .............................260 mg
Ervilha ...........................560 mg





3. Puro músculo
A ervilha possui uma pitada a mais de proteínas, essenciais para turbinar os músculos e desenvolver os demais tecidos do corpo.
Ervilha ...............................5,3 g
Milho .................................2,3 g





4. Cheio de energia
Os carboidratos dão aquele pique para enfrentar o desgaste do dia a dia. Mais um ponto para a ervilha.
Ervilha ................................22 g
Milho ..................................15 g





5. Estômago protegido
As fi bras não só regularizam o funcionamento do intestino como dão uma bela ajuda a quem sofre de gastrite. Nesse quesito, a ervilha sai na frente.
Ervilha ...............................4,5 g
Milho ..............................4,3 mg



6. Para viver mais
A vitamina E ajuda a manter o vigor das células do corpo por mais tempo. Aqui, a ervilha leva a melhor.
Ervilha ...............................9 mg
Milho ..............................0,4 mg



7. Silhueta esbelta
Quem está preocupado com o ponteiro da balança deve apostar no milho, que é menos calórico.
Milho ...............................83 cal
Ervilha ...........................109 cal



Fonte: Revista Saúde Julho/09 - Ed. Abril

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Sopa de alho-poró com hortelã

Calorias por porção: 40 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de alho-poró Água Folhas de hortelã Sal a gosto Modo de preparo: Corte o alho-poró em rodelas e coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias e retire do fogo. Em seguida, bata o alho-poró em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de hortelã. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique hortelã picada sobre o creme e despeje um fio de azeite.

Sopa de tomate com manjericão

Calorias por porção: 60 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de tomate Água Folhas de manjericão Sal a gosto Modo de preparo: Corte os tomates mantendo as sementes e a pele. Coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-los. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios e retire do fogo Em seguida, bata os tomates em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de manjericão. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique manjericão picado sobre o creme e despeje um fio de azeite.