Patê de Berinjela


Ingredientes:

3 berijelas médias, 1/4 de pimentão verde, 1/4 de pimentão vermelho, 1/4 de pimentão amarelo, 1 cebola, salsa, cebolinha, 100g de azeitonas, orégano, sal marinho, pimenta calabresa ou do reino (à gosto), 6 dentes de alho, 1/2 copo de vinagre branco, 1/2 copo de água, 1 xícara de azeite de oliva extra-virgem, 100g de passas.

Modo de Preparo:
Lave bem as berinjelas, tire as pontas e pique em cubinhos sem descascá-la. Vá picando com um pouco de sal e vinagre. Depois lave-as com água corrente e deixe escorrer toda a água. Numa panela coloque a cebola picadinha, frite um pouco e acrescente a berinjela até secar a água. Em seguida acrescente o alho bem picado, o vinagre, a água, o azeite, os pimentões, as azeitonas e deixe cozinhar até que a berinjela fique bem macia.


Pode colocar uma pitada de açúcar para quebrar a acidez do vinagre.



Por último apague o fogo e acrescente o cheiro verde e as passas, tampe e deixe esfriar.



Use o patê de berinjela em torradas, pães, com arroz...


Benefícios: A berinjela é rica em betacaroteno e vitaminas A, B1, B2, B3, C, cálcio, cobre, enxofre, ferro, magnésio e potássio. Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas. O período de safra da berinjela vai de janeiro a maio.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO