Pular para o conteúdo principal

Matérias | O Papel do Nutricionista



A alimentação é a base para ter saúde e qualidade de vida. E o profissional de nutrição atua em diversas patologias, orientando corretamente quais são os melhores alimentos a serem ingeridos e aqueles alimentos que devem ser evitados, prescrevendo um Plano Alimentar individual específico, tendo assim, a recuperação do organismo enfermo ou um maior controle da doença crônica e até mesmo evitando o agravamento das conseqüências e sintomas de cada doença através de uma alimentação bem direcionada.



Algumas patologias:

• Constipação intestinal (prisão de ventre) e diarréias;
• Diabetes;
• Hipertensão arterial;
• Insuficiência renal;
• Anemias;
• Transtornos alimentares (bulimia e anorexia);
• Gastrite;
• Hipoglicemia;
• Hiperlipidemia (colesterol e triglicérideos elevados);
• Menopausa e TPM – Tensão Pré-Menstrual;
• Colite ulcerativa;
• Insônia;

• Obesidade.


Emagrecimento Natural. Sem efeito sanfona!

A obesidade é um problema social de nível mundial. A alimentação rica em frituras, industrializados, gorduras saturadas, fast-foods, massas, doces, pobre em nutrientes, sedentarismo são os maiores vilões.
E esse excesso de peso pode levar a várias conseqüências ao organismo: hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, hipercolesterolemia, além da baixa auto-estima e ansiedade.
Muitas pessoas fazem dietas da moda e revistas (sopa, lua, proteína, carboidratos...) com baixa calorias, sentem fome, tremor, cansaço, desanimam e acabam desistindo. Alguns, tomam medicamentos sem orientação médica, podendo acarretar reações adversas ao organismo.


Mas qual é a melhor saída?
 
No consultório de Nutrição é feita uma avaliação completa, de 40min. a 1h, será considerado suas rotinas diárias, horários, preferências, aversões, hábitos alimentares, doenças, medicamentos, exames bioquímicos, avaliação corporal (peso, altura, circunferências e dobras cutâneas).
Será calculado o seu Plano Alimentar com horários e quantidades de cada alimento, emagrecendo de 3 a
4kg/mês, sem prejuízo ao seu organismo.


Quanto mais determinação e compromisso melhores serão os resultados!!


Uma das ferramentas usadas no consultório é o IMC-Índice de Massa Corporal, faça o seu cálculo e veja na tabela abaixo sua classificação. (Peso/ altura x altura)



IMC - ÍNDICE DE MASSA CORPORAL - ADULTOS

Baixo Peso
< 18,5
Eutrófica – Peso Adequado
18,5 - 24,9
Pré-obesidade
25 - 29,9
Obesidade Grau I
30 - 34,9
Obesidade Grau II
35 - 39,9
Obesidade Classe III (mórbida)
>40



Resumindo, Emagrecer é:


* Alimentação balanceada e orientações prescrita por Nutricionista;
* Pratica de atividade física com orientação do Educador Físico;
* Hidratação. Beba no mínimo 1 litro de água ao dia;
* Descanso. Durma 8hs diárias;
* Contato com a natureza, sol, água, ar puro, plantas;
* Confiança no Criador, independente da sua religião.


Emagrecer é Mudança no Estilo de Vida!
 


Imagem: http://www.escolabolshoi.com.br



Comentários

Fabiane Pereira disse…
Esse é o papel que se Deus quiser vou exercer em breve.
Cuidar dá saúde e ser útil as pessoas.
Bjs!!!
Sou apaixonada pela Nutrição! Que Deus abençõe sua caminhada! Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas