Pular para o conteúdo principal

Matérias | O Papel do Nutricionista



A alimentação é a base para ter saúde e qualidade de vida. E o profissional de nutrição atua em diversas patologias, orientando corretamente quais são os melhores alimentos a serem ingeridos e aqueles alimentos que devem ser evitados, prescrevendo um Plano Alimentar individual específico, tendo assim, a recuperação do organismo enfermo ou um maior controle da doença crônica e até mesmo evitando o agravamento das conseqüências e sintomas de cada doença através de uma alimentação bem direcionada.



Algumas patologias:

• Constipação intestinal (prisão de ventre) e diarréias;
• Diabetes;
• Hipertensão arterial;
• Insuficiência renal;
• Anemias;
• Transtornos alimentares (bulimia e anorexia);
• Gastrite;
• Hipoglicemia;
• Hiperlipidemia (colesterol e triglicérideos elevados);
• Menopausa e TPM – Tensão Pré-Menstrual;
• Colite ulcerativa;
• Insônia;

• Obesidade.


Emagrecimento Natural. Sem efeito sanfona!

A obesidade é um problema social de nível mundial. A alimentação rica em frituras, industrializados, gorduras saturadas, fast-foods, massas, doces, pobre em nutrientes, sedentarismo são os maiores vilões.
E esse excesso de peso pode levar a várias conseqüências ao organismo: hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, hipercolesterolemia, além da baixa auto-estima e ansiedade.
Muitas pessoas fazem dietas da moda e revistas (sopa, lua, proteína, carboidratos...) com baixa calorias, sentem fome, tremor, cansaço, desanimam e acabam desistindo. Alguns, tomam medicamentos sem orientação médica, podendo acarretar reações adversas ao organismo.


Mas qual é a melhor saída?
 
No consultório de Nutrição é feita uma avaliação completa, de 40min. a 1h, será considerado suas rotinas diárias, horários, preferências, aversões, hábitos alimentares, doenças, medicamentos, exames bioquímicos, avaliação corporal (peso, altura, circunferências e dobras cutâneas).
Será calculado o seu Plano Alimentar com horários e quantidades de cada alimento, emagrecendo de 3 a
4kg/mês, sem prejuízo ao seu organismo.


Quanto mais determinação e compromisso melhores serão os resultados!!


Uma das ferramentas usadas no consultório é o IMC-Índice de Massa Corporal, faça o seu cálculo e veja na tabela abaixo sua classificação. (Peso/ altura x altura)



IMC - ÍNDICE DE MASSA CORPORAL - ADULTOS

Baixo Peso
< 18,5
Eutrófica – Peso Adequado
18,5 - 24,9
Pré-obesidade
25 - 29,9
Obesidade Grau I
30 - 34,9
Obesidade Grau II
35 - 39,9
Obesidade Classe III (mórbida)
>40



Resumindo, Emagrecer é:


* Alimentação balanceada e orientações prescrita por Nutricionista;
* Pratica de atividade física com orientação do Educador Físico;
* Hidratação. Beba no mínimo 1 litro de água ao dia;
* Descanso. Durma 8hs diárias;
* Contato com a natureza, sol, água, ar puro, plantas;
* Confiança no Criador, independente da sua religião.


Emagrecer é Mudança no Estilo de Vida!
 


Imagem: http://www.escolabolshoi.com.br



Comentários

Fabiane Pereira disse…
Esse é o papel que se Deus quiser vou exercer em breve.
Cuidar dá saúde e ser útil as pessoas.
Bjs!!!
Sou apaixonada pela Nutrição! Que Deus abençõe sua caminhada! Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes