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Cardápio Saudável para Gestantes


A Nutrição desempenha um importante papel na gestação. Muita atenção deve ser dada ao elaborar uma orientação nutricional para uma gestante.
O consumo de alimentos deve ser adequado para atingir as necessidades nutricionais da mãe e do feto.
O planejamento das refeições deve suprir o fornecimento adicional de nutrientes para suportar as exigências metabólicas da gestação e ganho de peso. A necessidade energética diária é individualizada variando de acordo com o peso pré-gestacional e estágio da gestação.



Na dieta da gestante deve conter:
  • Grãos integrais (arroz integral, pão integral, macarrão integral, granola, aveia);
  • Leite e seus derivados (iogurte e queijos) - 3 a 4 porções ao dia
Observação: Não consumir queijos tipo brie, camembert e roquefort, pois esses queijos podem estar contaminados pela  bactéria Listeria, que pode provocar aborto, parto prematuro ou doença fatal ao recém nascido.
  • Proteínas (carne vermelha, frango, peixe, soja, feijão e o ovos) - 3 porções ao dia.
Não consumir carne, frango e frutos do mar crus ou mal passados.

Também não consumir ovos com gema mole ou clara crua, para evitar contaminação por Salmonella.
  • Vegetais - 3 a 5 porções ao dia (cenoura, tomate, vagem, beterrba, couve-flor, alface, espinafre, etc..).
  • Frutas - 2 a 4 porções ao dia (laranja, banana, maçã, pêra, mamão, melancia, uva, etc..)




Com uma nutrição saudável e equilibrada você garante um bom desenvolvimento
ao seu bebê e um gestação mais saudável!

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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

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2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

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4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

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