Pular para o conteúdo principal

Colesterol Alto (Hipercolesterolemia)


Por Mônica Espinheira



O indivíduo que apresenta o colesterol alto possui uma dislipidemia. De acordo com a IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o indivíduo possui uma hipercolesterolemia isolada quando o colesterol LDL (ruim) está aumentado, ou seja, está em valores maior ou igual a 160 mg/dl.
Níveis elevados de colesterol podem ocorrer em qualquer pessoa e geralmente estão associados ao sedentarismo (falta de atividade física) e a dieta inadequada, além de outros fatores como a predisposição genética.
O colesterol elevado é um dos fatores que pode levar o indivíduo a desenvolver doenças como hipertensão, sendo as principais complicações, o acidente vascular encefálico ou derrame e o infarto agudo do miocárdio.

Adequações na alimentação ajudam na prevenção e tratamento do colesterol elevado, portanto:


EVITE:

- O uso de gordura animal: banha, toucinho, torresmo, etc.

- Carnes gordas, principalmente as de porco, pele de aves (retirar a pele do frango), gordura de carneiro ou cabrito, língua, carnes utilizadas no preparo da feijoada. Retire toda a gordura visível das carnes.

- O uso de gema de ovo, maionese e manteiga. Evite preparações em que o ovo seja um ingrediente importante (bolos, pudins, fios de ovos, etc.).

- Nata de leite, creme de leite, queijos concentrados.

- Alimentos como presunto, mortadela, lingüiça, bacon, salame, patês.

- Guloseimas para lanche e sobremesas como: biscoitos amanteigados, bolos com cobertura de manteiga, sorvetes cremosos.

- O consumo de vísceras (fígado, moela, coração e miúdos em geral), pois possuem alta quantidade de colesterol.
    
- Alimentos que possuem gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada, pois este tipo de gordura é uma das piores possíveis, pois aumentam o colesterol ruim (LDL) e diminuem o colesterol bom (HDL). Por isso, dê sempre atenção à leitura dos rótulos.

- Consumo de leite de coco, pois possui muita quantidade de gordura saturada.

- Consumo de alimentos fritos.

PREFIRA:

- O consumo de leite e iogurte desnatados.

- Queijo do tipo ricota, minas frescal ou cottage.

- Consumir durante os lanches da tarde e manhã variados tipos de frutas.

- No almoço caprichar na quantidade de saladas crua e/ou cozida. 

- Peixes como sardinha, atum, salmão, cavala, arenque. Conheça o peixe rico em nutrientes.

- Consumo de carnes assadas, cozidas ou grelhadas.

- Consuma alimentos ricos em fibras, como os integrais, bem como cereais como aveia, fibra de trigo, linhaça, gergelim. 

- Utilizar alimentos a base de soja, como leite de soja, proteína texturizada de soja, farinha de soja;
                                                 
Portanto... Cuide-se!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas