Pular para o conteúdo principal

A importância dos legumes e verduras na alimentação do seu filho








Por Cristiane Silva

A criança na idade pré-escolar necessita de uma alimentação balanceada rica em vitaminas, minerais, proteínas e uma pequena quantidade de gordura (o mínimo de consumo é necessário, pois algumas vitaminas são somente absorvidas através da gordura).

As vitaminas e minerais são necessárias em pequenas quantidades diariamente (normalmente são medidas em miligramas), sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento  integral das crianças. A sua deficiência pode causar graves problemas de saúde como: anemia (devido a falta de ferro), hipovitaminose A  (falta da vitamina A), sendo seus principais sintomas a fraqueza, cansaço e falta de apetite. As melhores fontes são: frutas, verduras e legumes, especialmente os vegetais verdes (couve, brócolis, espinafre...) e os amarelo alaranjados (cenoura, mamão, laranja). Mas, é importante lembrar que o seu consumo ideal deve ser na forma in natura , pois estas substâncias são muito sensíveis a ação da luz e do ar, perdendo-se rapidamente.

Há muitas maneiras de ser consumidas estes alimentos, o importante é que a criança experimente, deve-se oferecer pelo menos 10 vezes determinado alimento para que a criança forme o seu hábito, se mesmo assim ela não aceitar, respeite o seu paladar e ofereça outro alimento equivalente.

Algumas formas de preparo:

         Frutas: em sucos, doces, bolos
         Legumes e verduras: em saladas, sopas, bolinhos, suflês, refogados, tortas e até mesmo doces!!


Incentive  o seu filho a consumir estes preciosos alimentos, preparando pratos saudáveis e coloridos que estimulem o paladar de seu filho!!

Aproveite as frutas e legumes da época ....são mais baratas e nutritivas como: brócolis, repolho roxo ,vagem, bergamota, caqui, abacate, goiaba

A seguir algumas sugestões de receitas saborosas e nutritivas, inclusive servem como opções de preparações para festas e aniversários:


Docinho de cenoura
Ingredientes:

8 cenouras
2 xícaras de açúcar
açúcar cristal para enrolar

Modo de preparo
Raspar e ralar a cenoura em ralador grosso  lavar as cenouras, levar ao fogo com açúcar mexendo  até desprender da panela. Faça bolinhas e passe em açúcar cristal. Pode-se fazer bolinhas em forma de cenoura decorando com um raminho de erva doce


Torta de milho com banana

Ingredientes:
12 bananas nanicas
1 colher de sopa de canela em pó
1 xícara de leite
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de fubá
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo
Caramelizar uma forma redonda média e forrar com as bananas polvilhadas com canela. Em separado, bater os ovos com a margarina , acrescenter o leite e depois os outros ingredientes, após despejar sobre a bananas. Levar ao forno até dourar.

Veja também as matérias: 


Acompanhamento Nutricional para crianças em idade pré-escolar

Receitas sem Lactose


Grande abraço!

Comentários

Carlos Bayma disse…
Matéria boa, mas mal escrita. A gramática foi quase assassinada!
Danny disse…
Gostei da matéria, bem legal isso do docinho de cenoura.
Seu blog é completo, Parabéns.
Biejocas
cristiane disse…
Obrigada pelo comentário.Aproveite!!
cristiane disse…
Carlos, peço desculpa pelos erros,estes já foram corrigidos.Agradeço pela observação
Fabiana Santos disse…
Muito boa sua matéria! É muito importante as crianças aprenderem desde cedo a ter uma alimentação saudável. Eu ainda encontrei mais algumas dicas sobre alimentação saudável para crianças. Serve como complemento para sua matéria.

Parabéns pelo artigo!
cristiane disse…
Obrigada, Fabiana...é muito gratificante saber que nossas matérias auxiliam na vida das pessoas..E com certeza,qualquer sugestão é sempre bem vinda!! Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …