Pular para o conteúdo principal

A importância dos legumes e verduras na alimentação do seu filho








Por Cristiane Silva

A criança na idade pré-escolar necessita de uma alimentação balanceada rica em vitaminas, minerais, proteínas e uma pequena quantidade de gordura (o mínimo de consumo é necessário, pois algumas vitaminas são somente absorvidas através da gordura).

As vitaminas e minerais são necessárias em pequenas quantidades diariamente (normalmente são medidas em miligramas), sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento  integral das crianças. A sua deficiência pode causar graves problemas de saúde como: anemia (devido a falta de ferro), hipovitaminose A  (falta da vitamina A), sendo seus principais sintomas a fraqueza, cansaço e falta de apetite. As melhores fontes são: frutas, verduras e legumes, especialmente os vegetais verdes (couve, brócolis, espinafre...) e os amarelo alaranjados (cenoura, mamão, laranja). Mas, é importante lembrar que o seu consumo ideal deve ser na forma in natura , pois estas substâncias são muito sensíveis a ação da luz e do ar, perdendo-se rapidamente.

Há muitas maneiras de ser consumidas estes alimentos, o importante é que a criança experimente, deve-se oferecer pelo menos 10 vezes determinado alimento para que a criança forme o seu hábito, se mesmo assim ela não aceitar, respeite o seu paladar e ofereça outro alimento equivalente.

Algumas formas de preparo:

         Frutas: em sucos, doces, bolos
         Legumes e verduras: em saladas, sopas, bolinhos, suflês, refogados, tortas e até mesmo doces!!


Incentive  o seu filho a consumir estes preciosos alimentos, preparando pratos saudáveis e coloridos que estimulem o paladar de seu filho!!

Aproveite as frutas e legumes da época ....são mais baratas e nutritivas como: brócolis, repolho roxo ,vagem, bergamota, caqui, abacate, goiaba

A seguir algumas sugestões de receitas saborosas e nutritivas, inclusive servem como opções de preparações para festas e aniversários:


Docinho de cenoura
Ingredientes:

8 cenouras
2 xícaras de açúcar
açúcar cristal para enrolar

Modo de preparo
Raspar e ralar a cenoura em ralador grosso  lavar as cenouras, levar ao fogo com açúcar mexendo  até desprender da panela. Faça bolinhas e passe em açúcar cristal. Pode-se fazer bolinhas em forma de cenoura decorando com um raminho de erva doce


Torta de milho com banana

Ingredientes:
12 bananas nanicas
1 colher de sopa de canela em pó
1 xícara de leite
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de fubá
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo
Caramelizar uma forma redonda média e forrar com as bananas polvilhadas com canela. Em separado, bater os ovos com a margarina , acrescenter o leite e depois os outros ingredientes, após despejar sobre a bananas. Levar ao forno até dourar.

Veja também as matérias: 


Acompanhamento Nutricional para crianças em idade pré-escolar

Receitas sem Lactose


Grande abraço!

Comentários

Unknown disse…
Matéria boa, mas mal escrita. A gramática foi quase assassinada!
Danny disse…
Gostei da matéria, bem legal isso do docinho de cenoura.
Seu blog é completo, Parabéns.
Biejocas
cristiane disse…
Obrigada pelo comentário.Aproveite!!
cristiane disse…
Carlos, peço desculpa pelos erros,estes já foram corrigidos.Agradeço pela observação
Fabiana Santos disse…
Muito boa sua matéria! É muito importante as crianças aprenderem desde cedo a ter uma alimentação saudável. Eu ainda encontrei mais algumas dicas sobre alimentação saudável para crianças. Serve como complemento para sua matéria.

Parabéns pelo artigo!
cristiane disse…
Obrigada, Fabiana...é muito gratificante saber que nossas matérias auxiliam na vida das pessoas..E com certeza,qualquer sugestão é sempre bem vinda!! Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes