Os Benefícios da Soja


Por Giuliana Esteves





A soja era utilizada na cozinha chinesa desde o século XI a.C, mas apenas no início do século XX chegou ao Ocidente.

É um grão da família das leguminosas, assim como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha. Sob o aspecto nutricional a soja é rica em proteínas de boa qualidade (possui de 35 a 40% proteínas de alto valor biológico – contendo os 10 aminoácidos essenciais em teor adequado, exceto a metionina), é eliminadora de radicais livres por conter antioxidantes, possui ácidos graxos poliinsaturados (ômega 6 – ácido linoléico – e ômega 3 – ácido linolênico) e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas como A, C, E, complexo B. Além disso, possui fibras, que são de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino e têm a capacidade de captar partículas maiores de gordura, levando-as a passar direto pelo intestino, sem serem absorvidas.

A soja, além do próprio grão, pode ser consumida de várias maneiras, como extrato de soja, óleo de soja, tofu, missô, shoyo, lecitina de soja, proteína texturizada de soja (PTS) e farinha de soja.

Muitos estudos atuais comprovam que o consumo de produtos à base de soja promovem benefícios, como:

- Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o mau colesterol, cerca de 33% e aumenta o HDL (colesterol bom).

- Prevenção do câncer: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de câncer de mama, cólon e próstata.

- Menopausa: a soja atenua os suores noturnos e as ondas de calor.

- Osteoporose: o fitoestrogênio ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.

- Diabetes: as fibras do grão de soja agem como reguladores do nível de glicose.

- Arteriosclerose: a isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.

Consumo recomendado: 25 gramas de proteína de soja, que correspondem a 3 colheres de sopa de grão cozido, ou 1 xicara de chá de PTS ou ½ xícara de tofu.

Importante: o consumo de soja ou outros alimentos funcionais não garantem uma vida saudável se não forem incluídos no nosso dia-a-dia hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular.

Receitas à base de soja:





Dra. Giuliana B. Esteves
Nutricionista

12 comentários:

pggcosta disse...

Gostei muito do teu blog. Tem temas e dicas muito interessantes. Parabéns. Se puderes passa pelo meu em http://mundosaudavel.ocasiao.pt/

Beijos

22/7/10
Dra. Giuliana Esteves disse...

Obrigada pelos elogios!

Passarei sim, sempre é bom informação a mais!

Um beijo

23/7/10
Lais disse...

Olá eu tomo leite de soja ades também é benéfico?

13/1/11
Dra. Giuliana Esteves disse...

Ola Lais!
Leite de soja também é uma fonte, é benéfico sim.
Obrigada!

15/1/11
CARLOS BARBOSA disse...

Dra. Giuliana Esteves
Vejo muitas nutricionistas falarem da Lecitina e soja e não vejo falarem da Lecitina de ovos, que além de não conterem toxinas como a de soja, é 600 vezes mais poderosa e eficaz. Será por desconhecimento? Pois é milenar tendo sida descoberta muito antes da soja. Apesar de saber que a Doutora é muito ocupada, gostaria que desse uma olhada em www.ranyusaude.com.br Agradecido

15/1/11
Anônimo disse...

Olá Dra. Giuliana.

Comprei em uma banca de feira, Soja Natural, ele é como amendoim torrado e salgado.

Gostaria de saber se a soja preparada desta forma, tem os mesmos nutrientes.

Muito obrigada.

11/2/11
Anônimo disse...

Eu pego o grão de soja e dou uma torradinha de leve, sem cozinhá-la, e transformo em farinha. gostaria de saber se pode ser consumida dessa maneira. obrigada

24/3/11
Pães Seven Boys disse...

Olá,

Muito bacana o blog de vocês, com temas atuais e interessante. E este post sobre os benefícios da soja, bastante esclarecedor.

Aproveito para convidá-las a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. , onde você encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.

;)
@Paes_SevenBoys

5/9/11
Dicas de Nutrição.com disse...

Olá, agradecemos os elogios e vamos sim fazer uma visitinha!
Sucessos!

5/9/11
Protec@Segur disse...

ola a todos eu sou atleta de culturismo e vou deixar aqui uma receita para voces e gostava que a doutora desse o seu parecer...entao é o seguinte cozo 6 colheres de sopa de aveia e 8 de granulado de soja e 2 de sementes de linhaça.ponho meio litro de leite magro com 2 ovos inteiros no liquidifica-dor e 3 colheres de sopa de bagas de goji e misturo tudo junto com a aveia e a soja. junto tambem 2 colheres de sopa de cacau dietetico para dar sabor e uma corzinha ...bem fica divinal ..cumprimentos a todos

9/11/11
SUN-ZUN ZIPAPA disse...

MEU NOME É SUN-ZUM ZIPAPA, E DESCOBRI ATRAVÉS DESSA MATÉRIA QUE A SOJA É UM ALIMENTO MARAVILHOSO E QUE FAZ MUITÍSSIMO BEM A SAÚDE,É UMA PENA QUE SEU SABOR NÃO ATRAI MUITOS PALADARES.
GRAÇAS A DEUS EU NÃO OLHO PALADAR EU OLHO QUALIDADE E SAÚDE.

5/6/12
merinha disse...

olá tbem? eu uso estrato de soja ela é boa pra tudo ou so tem um beneficio e qual
obrigada!!!

10/6/12

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