Pular para o conteúdo principal

Dietpro 5.1i Profissional

Dietpro 5.1i, software de nutrição, é a ferramenta mais eficiente de avaliação nutricional e prescrição de dietas, ele foi desenvolvido pela equipe Dietpro com o objetivo de facilitar o atendimento clínico nutricional.

Dietpro 5.1i segue os procedimentos para o atendimento clínico ágil, inicia com o cadastro de profissionais e pacientes; contempla as avaliações antropométrica, bioquímica e dietética; anamnese; cálculos energéticos e finaliza com a prescrição do plano alimentar. Além disso, permite a emissão de relatórios nas diferentes etapas da consulta, conta com registro fotográfico de aproximadamente 130 alimentos e medidas caseiras de alimentos, permite a consulta a mais de 17.000 alimentos, possibilita a inclusão de diferentes cardápios, reaproveitamento de modelos de dietas, elaboração de receitas dietéticas, dentre outras funcionalidades. Tudo isso para personalizar o atendimento ao cliente de forma rápida e segura.

O suporte técnico e nutricional é gratuito, com pessoal especializado para melhor atender aos nossos clientes.

São várias as facilidades que o Dietpro 5.1i oferece, dentre eles:

CADASTRO
Profissional - permite o cadastro de vários profissionais. Por meio desta ferramenta o profissional é vinculado ao seu loginespecífico, o que garante maior segurança quanto à utilização do sistema, com possibilidade de restrição às ferramentas que o software oferece.
Pacientes - a partir do cadastro de sexo e data de nascimento, o software seleciona automaticamente os métodos para de avaliação de Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos, Atletas e Gestantes.
Alimentos - o Dietpro 5.1i permite que você cadastre qualquer alimento, a medida caseira, os nutrientes que o compõem, permitindo utilizar mais de 170 compostos alimentares e incluir no banco de dados novos compostos. Conta com mais de17.000 alimentos disponíveis para consulta, distribuídos em 16 tabelas de composição química de alimentos (TACO, USDA, Sônia Tucunduva, USP, Medidas Caseiras, Guilherme Franco, IBGE, EDUFF dentre outras).
Interações Droga-Nutriente – disponibiliza a consulta a informações de interações drogas-nutrientes, além de adicionar novos medicamentos e as suas respectivas interações.
Receitas - nesta tela é possível cadastrar novas receitas a serem utilizadas no planejamento alimentar e consultar as receitas disponíveis no banco de dados do software. É possível também a geração de relatório com a informação nutricional da receita cadastrada.
Cadastro de Orientação Patológica - permite ao profissional cadastrar novas orientações nutricionais e personalizar as orientações atualmente disponíveis para diferentes doenças e estados fisiológicos.
Modelos de Dietas - além de possuir diversos modelos cadastrados, o software permite a inclusão de novos modelos para agilizar a vida do nutricionista, possibilitando ao mesmo, ajustá-los de acordo com as necessidades do paciente.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
A avaliação nutricional permite verificar, diagnosticar e acompanhar as condições nutricionais do paciente, as quais são determinadas pelos processos de ingestão de alimentos, absorção, utilização de nutrientes e excreção de produtos do metabolismo.
O Software Dietpro 5.1i permite a utilização de processos importantes para fornecer este diagnóstico, são eles: Avaliação Antropométrica, Avaliação Bioquímica, Avaliação Dietética e Anamnese.
Avaliação Antropométrica - são disponibilizados mais de 66 métodos de avaliação antropométrica e composição corporal, com possibilidade de acompanhamento da evolução dos parâmetros por meio do histórico das consultas e de gráficos. Conta com cálculos de IMC, Estatura, Percentual de Gordura Corporal, CMB, AMB, AGB, Circunferências de Cintura, Quadril e RCQ, PCT, PCSE, Estimativas de peso, Peso corporal corrigido para amputados. Visando deixar nossos clientes constantemente atualizados, o Dietpro 5.1i já disponibiliza dasNovas Curvas da OMS (2006/2007) e muito mais!
O Dietpro 5.1i emite relatório com o resumo de todos os métodos utilizados quando solicitado
Avaliação Bioquímica - mais de 70 métodos são contemplados no software, sendo alguns deles: Ácido úrico; Albumina; Colesterol total e frações (HDL e LDL); Ferro sérico; Glicose; Série branca; Série vermelha; Sódio; Triglicerídios; TSH e outros.
Avaliação Dietética – Avaliar a ingestão alimentar é de vital importância para se conhecer a ingestão de alimentos do paciente/cliente e para se traçar adequadamente a estratégia de reeducação alimentar. Pensando nisso, o software Dietpro 5.1i disponibiliza o registro alimentar do número de cardápios que desejar avaliar; registro fotográfico de medidas caseiras; comparação dos padrões alimentares do paciente com as recomendações dietéticas (RDA, SBAN, AMDRs, OMS 2003 e DRI); relatórios que trazem informações sobre Nutrição Enteral, NDP Cal % e Proporção Ca:P da dieta, Composição química; possibilidade de definição de local e horário das refeições; configuração e análise de vários nutrientes ao mesmo tempo; inclusão de até 24 refeições em um mesmo cardápio; relatório simplificado da composição química, com o valor total do nutriente analisado por cada cardápio elaborado.
Anamnese - permite a inclusão do histórico do paciente referente a: exame físico detalhado; exames laboratoriais complementares (fezes e urina); uso de medicamentos; uso de suplementos vitamínicos e minerais; enfermidade renal; enfermidade cardiovascular; tabagismo; hábitos alimentares; enfermidade hepática; alergias; diabetes; alterações do aparelho digestório; Avaliação subjetiva global e, no caso de idosos, o programa permite a utilização da Mini avaliação nutricional. Além disso, disponibiliza o gráfico deacompanhamento do desenvolvimento motor de crianças.
CÁLCULOS DAS NECESSIDADES ENERGÉTICAS
Após a realização da avaliação nutricional, seguem-se os cálculos de estimativa das necessidades energéticas individuais. Para isso, o programa permite a utilização de 9 diferentes métodos: Long & Harris Benedict (Peso Ideal); Long & Harris Benedict (Peso Atual); OMS: (Peso Ideal); OMS: (Peso Atual); RDA: (tabela de recomendação de energia da RDA, segundo idade e sexo); Kcal/kg de peso; Dietary reference Intakes: (DRI) - 2002; FAO/OMS (2001): GEB; FAO/OMS (2001): Kcal/kg/dia;
Adicionalmente, o Dietpro 5.1i permite o cálculo do gasto energético total de 24 horas, onde devem ser consideradas todas as atividades realizadas neste período. Para isto o sistema disponibiliza a informação dos METS de mais de 600 atividades físicas
PRESCRIÇÃO DIETOTERÁPICA
Aqui, o profissional define de que maneira o plano alimentar vai ser conduzido, podendo fazer observações relevantes do seu paciente/cliente. O primeiro passo é escolher os nutrientes a serem avaliados. Posteriormente, o profissional deve selecionar o método utilizado para o cálculo das necessidades energéticas (podendo ou não utilizar o valor calculado) e realizar a distribuição dos macronutrientes da dieta. Em seguida, deve-se escolher a refeição que será prescrita, adicionando a informação do percentual calórico da refeição, bem como o lugar e o horário em que a refeição será consumida. À medida que a dieta é elaborada, o profissional é informado se os valores de macronutrientes e calorias foram ultrapassados, o que o auxilia para a obtenção do objetivo a ser proposto.
Ao final, são emitidos relatórios completos que incluem:
  • Resumo da prescrição dietética;
  • Distribuição do consumo calórico;
  • Composição química;
  • Informações sobre Nutrição Enteral, e proporção Ca:P da dieta;
  • Guia de equivalência e substituição de alimentos;
  • Adequação nutricional, segundo a RDA, SBAN, AMDRs, OMS-2003 e DRIs;
Outras facilidades...
  • Permite a utilização simultânea de diferentes tabelas de composição química de alimentos com base nos nutrientes selecionados para análise;
  • Permite incluir observações relevantes do paciente e realizar anotações a serem informadas ao paciente;
  • Possibilidade de cadastro de novas tabelas de composição química de alimentos;
  • Melhor interatividade com funcionamento em browser e rede;
  • Possibilidade de uso em multiplataforma (Windows ou Linux);
  • Novo sistema de exportação de dados para o Excel®;
  • Reaproveitamento de cardápios e de refeições, tornando a consulta ainda mais eficiente;
  • Maior agilidade no processo de seleção de alimentos.
Informamos que a licença e de uso pessoal e intransferível, sendo assim é vedado alugar, redistribuir, emprestar ou sublicenciar o software.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes