Pular para o conteúdo principal

Alimentos Funcionais

Por Priscila Marques


http://marianadib.com.br
Durante muitos anos, a primeira preocupação quando falávamos em dieta estava em atender as recomendações diárias de nutrientes. Porém,  esta concepção vem se alterando devido à crescentes pesquisas que demonstram a existência de  alimentos que oferecem benefícios além do suprimento básico nutricional.
O conceito de alimento funcional iniciou-se no Japão, na década de 80 quando sentiu a necessidade de melhorar qualidade de vida da população, com o intuito de aumentar a expectativa de vida e reduzir custos com cuidados de saúde. Para isso, alimentos que cuidavam especificamente de promover a saúde e reduzir riscos de doenças começaram a ser desenvolvidos e estudados.
Os FOSHU (Food for Specified Health Use), definido como “alimento convencional, que, baseando-se no conhecimento da relação entre alimentos e seus componentes e saúde, apresente benefícios de saúde, e ao qual foi permitido apresentar uma declaração do efeito que se espera obter com o consumo diário.” tinham como principais grupos de compostos incluídos: fibras alimentares, oligossacarídeos, polióis, ácidos graxos polinsaturados, peptídeos e proteínas, glicosídeos, isoprenóides e vitaminas, álcoois e fenóis, colina, bactérias do ácido lático, minerais e outros.
No Brasil, somente em 1999 houve uma definição para os alimentos funcionais. A Portaria nº 398 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde definiu os alimentos funcionais como “todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos na dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo, sem supervisão médica.”
Dessa forma, a propriedade funcional dos alimentos relaciona-se mais à nutrição que à farmacologia.
 São permitidos dois tipos de alegações na rotulagem de alimentos no Brasil: ALEGAÇÃO DE PROPRIEDADE FUNCIONAL: relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano;
ALEGAÇÃO DE PROPRIEDADE DE SAÚDE: afirma, sugere ou implica a existência de relação entre o alimento ou ingrediente com doença ou condição relacionada à saúde.
Estas declarações de rotulagens podem se referir às substâncias bioativas desde que precedido da prévia aprovação e comprovação científica, principalmente porque muitas vezes as crenças populares encontram-se com a ciência da nutrição, apesar de existirem estudos recentes comprovando que algumas lendas sobre os alimentos não passam de crendices sem qualquer respaldo na ciência.
Independentemente da comprovação científica do alimento dito como funcional, é sempre importante lembrar que excessos nunca devem ser cometidos! 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas