Pular para o conteúdo principal

ANEMIA NA GESTAÇÃO



A gestação é o período no qual a mulher passa por várias alterações fisiológicas e nutricionais devido ao desenvolvimento do feto. A anemia por deficiência de ferro ou anemia ferropriva é um problema que acomete 41,8% das gestantes a nível mundial.


Na gestação o requerimento de ferro eleva-se devido ao aumento dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e o crescimento fetal. A necessidade de ferro durante a gravidez é de 27,0 mg/dia.

Entre as causas de anemia em gestantes podemos destacar a ingestão inadequada de alimentos fontes de ferro, as baixas reservas de ferro antes da gravidez e o aumento da necessidade de ferro em virtude da formação do feto.

A deficiência de ferro está associada ao aumento do risco do bebê nascer com baixo peso, ao parto prematuro e a morte materna na anemia grave.

A anemia é considerada leve se a hemoglobina (pigmento dos glóbulos vermelhos) for ≥ 10g/dl e < 11 g/dl; moderada ≥ 7 g/dl e < 10 g/dl; e grave, se < 7 g/dl. O tratamento medicamentoso é feito com a suplementação de ferro. O Ministério da Saúde recomenda a suplementação para todas as gestantes a partir da 20ª semana gestacional. 

Orientação dietética para prevenção e tratamento da anemia ferropriva : Consumir: carnes duas vezes por dia; frutas ricas em vitamina C (caju, manga, limão, laranja, abacaxi, maracujá, goiaba), durante as principais refeições (almoço e jantar); feijões, vegetais folhosos verde-escuros; alimentos fortificados com ferro; Evitar: leite e derivados junto às principais refeições; o consumo de aveia e cereais integrais no almoço e jantar; a ingestão de refrigerantes a base de cola, mate, chá e café junto às principais refeições.


Alimentos fontes de ferro: carnes, miúdos (fígado, coração, rim), folhosos verde-escuros (agrião, couve, taioba, brócolis), leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), semente de abóbora;

Bibliografia:
  • Accioly; Saunders; Lacerda – Nutrição em obstetricia e pediatria; In: Lacerda. Deficiência de ferro no grupo materno infantil. Ed Guanabara Koogan; 2009; p. 649.
  • Cozzolino; Biodisponibilidade de nutrientes; Ed Manole; 2007; p.992.
  • http://www.elcolombiano.com/BancoMedios/Imagenes/3834600.jpg
  • http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/69anemia.html
Livro Sugerido: Gravidez Saudável: Guia Prático da Gestação ao Bebê


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas