AVEIA



Em 1997 a aveia foi regulamentada como alimento funcional por auxiliar na redução de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. A aveia obteve esta certificação por possuir ß-glucana, um polissacarídeo presente na fração solúvel da fibra de aveia. A ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia. Ao entrarem em contato com a água, as fibras solúveis formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas. O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Além da fibra solúvel a aveia, também possui fibras insolúveis, vitaminas, minerais, proteínas de boa qualidade e gordura poliinsaturada que é benéfica para o organismo.


Outros benefícios da aveia:
  • Prevenção de doenças cardiovasculares (aterosclerose, hipertensão);
  • Ação antiinflamatória;
  • Controle do diabetes;
  • Ação antioxidante;
  • Bom funcionamento intestinal;
  • Prolonga a saciedade;
É importante destacar que o consumo não deve ser exagerado, pois pode ocasionar desconforto abdominal. Além disso, o consumo de fibras deve ser sempre acompanhado com aumento da ingestão hídrica, caso contário ocorrerá constipação.


Abaixo segue uma receita deliciosa feita com aveia. Bom apetite!



Biscoito de Aveia

Ingredientes:
1 embalagem de aveia em flocos (250 g)

1 /2 xícara (chá) de margarina sem sal (90 g)
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
1 ovo (50 g)
1 colher (chá) de fermento em pó (4 g)


Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes em um refratário. Faça bolinhas com 1 colher (sopa) de massa.Unte e enfarinhe uma assadeira e disponha as bolinhas, deixando um espaço de 5 cm entre elas. Asse em forno, preaquecido, 180º C por cerca de 15 minutos ou até que a base do biscoito esteja levemente dourada.Espere esfriar para retirar os biscoitos da assadeira. Guarde-os em recipiente bem vedado.



Tempo de Preparo: 10 minutos
Rendimento: 27 Biscoitos



INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Valor Calórico 89,66 Kcal
Fibra 0,93 g
Colesterol 10,15 mg
Porção (1 biscoito - 20g)



Bibliografia:
www.quaker.com.br/#receita – acessado em 08.09.10;
http://www.anutricionista.com - acessado em 08.09.10;
http://www.nutricaoemfoco.com.br - acessado em 08.09.10;
http://www.portalsaofrancisco.com.br – acessado em 11.09.10;

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