Pular para o conteúdo principal

AVEIA



Em 1997 a aveia foi regulamentada como alimento funcional por auxiliar na redução de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. A aveia obteve esta certificação por possuir ß-glucana, um polissacarídeo presente na fração solúvel da fibra de aveia. A ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia. Ao entrarem em contato com a água, as fibras solúveis formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas. O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Além da fibra solúvel a aveia, também possui fibras insolúveis, vitaminas, minerais, proteínas de boa qualidade e gordura poliinsaturada que é benéfica para o organismo.


Outros benefícios da aveia:
  • Prevenção de doenças cardiovasculares (aterosclerose, hipertensão);
  • Ação antiinflamatória;
  • Controle do diabetes;
  • Ação antioxidante;
  • Bom funcionamento intestinal;
  • Prolonga a saciedade;
É importante destacar que o consumo não deve ser exagerado, pois pode ocasionar desconforto abdominal. Além disso, o consumo de fibras deve ser sempre acompanhado com aumento da ingestão hídrica, caso contário ocorrerá constipação.


Abaixo segue uma receita deliciosa feita com aveia. Bom apetite!



Biscoito de Aveia

Ingredientes:
1 embalagem de aveia em flocos (250 g)

1 /2 xícara (chá) de margarina sem sal (90 g)
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
1 ovo (50 g)
1 colher (chá) de fermento em pó (4 g)


Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes em um refratário. Faça bolinhas com 1 colher (sopa) de massa.Unte e enfarinhe uma assadeira e disponha as bolinhas, deixando um espaço de 5 cm entre elas. Asse em forno, preaquecido, 180º C por cerca de 15 minutos ou até que a base do biscoito esteja levemente dourada.Espere esfriar para retirar os biscoitos da assadeira. Guarde-os em recipiente bem vedado.



Tempo de Preparo: 10 minutos
Rendimento: 27 Biscoitos



INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Valor Calórico 89,66 Kcal
Fibra 0,93 g
Colesterol 10,15 mg
Porção (1 biscoito - 20g)



Bibliografia:
www.quaker.com.br/#receita – acessado em 08.09.10;
http://www.anutricionista.com - acessado em 08.09.10;
http://www.nutricaoemfoco.com.br - acessado em 08.09.10;
http://www.portalsaofrancisco.com.br – acessado em 11.09.10;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas