Pular para o conteúdo principal

Brócolis


http://carolinammartins.blogspot.com

Além de nutritivo, este importante alimento que faz parte do grupo das crucíferas, ajuda a proteger contra vários tipos de câncer, conforme estudos já comprovados cientificamente. Estes estudos indicaram que pessoas que consomem grandes quantidades de brócolis tem reduzido risco de terem tumores malignos, principalmente: cólon, mamas, colo do útero, pulmões, próstata, esôfago, laringe e bexiga.
Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras. O brócolis também possui alto teor de bioflavonóides, que são substâncias protetoras contra as mutações celulares.
Ele também é rico em vitaminas e minerais essenciais como Vitamina C, A  e folato, além de cálcio e ferro. Também possui um teor significativo de fibras que ajuda no funcionamento do intestino, além de ser pouco calórico - ideal para manter a forma, uma xícara de brócolis contém apenas 40 calorias.
O brócolis é um alimento muito sensível a ação da luz, do ar e da água, por isso ao cozinhar, deixe o menos possível na ação do calor e utilize preparação ao vapor  que mantém os nutrientes. Uma dica importante ao comprar, é se as flores já estiverem amareladas, despreze-o, pois já passou do ponto ideal de qualidade.
O mês de setembro e outubro são épocas ideais para o consumo deste alimento tão saudável, pois devido a sua safra, está no seu auge de qualidade nutricional além de seu custo reduzido. Portanto, aproveite!!

Receitas: Salada de Brócolis e Suco de Laranja com Brócolis


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas