Brócolis


http://carolinammartins.blogspot.com

Além de nutritivo, este importante alimento que faz parte do grupo das crucíferas, ajuda a proteger contra vários tipos de câncer, conforme estudos já comprovados cientificamente. Estes estudos indicaram que pessoas que consomem grandes quantidades de brócolis tem reduzido risco de terem tumores malignos, principalmente: cólon, mamas, colo do útero, pulmões, próstata, esôfago, laringe e bexiga.
Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras. O brócolis também possui alto teor de bioflavonóides, que são substâncias protetoras contra as mutações celulares.
Ele também é rico em vitaminas e minerais essenciais como Vitamina C, A  e folato, além de cálcio e ferro. Também possui um teor significativo de fibras que ajuda no funcionamento do intestino, além de ser pouco calórico - ideal para manter a forma, uma xícara de brócolis contém apenas 40 calorias.
O brócolis é um alimento muito sensível a ação da luz, do ar e da água, por isso ao cozinhar, deixe o menos possível na ação do calor e utilize preparação ao vapor  que mantém os nutrientes. Uma dica importante ao comprar, é se as flores já estiverem amareladas, despreze-o, pois já passou do ponto ideal de qualidade.
O mês de setembro e outubro são épocas ideais para o consumo deste alimento tão saudável, pois devido a sua safra, está no seu auge de qualidade nutricional além de seu custo reduzido. Portanto, aproveite!!

Receitas: Salada de Brócolis e Suco de Laranja com Brócolis


0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO