Pular para o conteúdo principal

Os 10 mandamentos da manutenção do peso


Por Tatiane Gasparetto Melo

Os 10 mandamentos da manutenção do peso

1 – Praticar atividade física regularmente
Um dos fatores para manter-se magro é fazer exercícios.

2 – Pesar-se com frequência
Quem se pesa com frequência sabe manejar melhor a alimentação e a atividade física.

3 – Não perder o controle nos finais de semana
A dieta do sábado e domingo pode ser mais liberal, mas é preciso ter limites.

4 – Tomar café da manhã todos os dias
A primeira refeição do dia ativa o metabolismo, retirando-o do “modo lento” da noite e colocando no “modo dia”, em que a queima de calorias é maior.

5 – Ingerir poucas calorias
Isso não quer dizer comer pouco. Quem sabe selecionar bem o que come não passa fome.

6 – Limitar o consumo de gordura
As gordura correspondem a 24% dos nutrientes consumidos pelos ex-gordos – o que é compatível com o recomendado para uma dieta equilibrada.

7 – Evitar comer fora de casa – e preparar as próprias refeições
Ao fazerem as refeições em casa, as pessoas conseguem ter um controle maior sobre o que ingerem.

8 – Fazer cinco refeições diárias
O organismo “interpreta” um jejum prolongado como um sinal de alerta para economizar energia e, assim, manter as funções vitais.

9 – Pensar em calorias
Metade das pessoas que conseguem se manter magras tem o hábito de pensar em calorias.

10 – Elimina o fast-food do cardápio
A combinação de hambúrguer, batata frita e refrigerante é devastadora.

Matéria relacionada em meu Blog:
http://oespacobemestar.blogspot.com/2010/07/o-fim-do-efeito-sanfona.html




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes