Tofu Caseiro


http://cozinhanatureba.blogspot.com
Ingredientes (para 1 bloco de tofu):
150g (um copo de 200 ml) de grão de soja.
10 g de sal amargo (Sulfato de Magnésio) – vende na farmácia.
Liquidificador
Saco feito de pano de algodão (pano de fralda) para espremer o leite de soja
Coador para apoiar o saco
Espátula
Panela (20cm de diâmetro X 15cm de profundidade)

Modo de preparo:
Escolher os grãos de soja (às vezes há pedrinhas ou terra misturadas). Lavar bem e deixar descansar por uma noite em meio litro d’água.
Bater o conteúdo (grãos + água) no liquidificador, adicionando mais 1 litro d’água.
Preparar panela com saco sobre coador e despejar o leite de soja feito.
Espremer o saco até sair todo o líquido. A massa batida que ficar no saco será usada para fazer farelo.
Ferver o leite, inicialmente com fogo forte e mexendo sempre para não queimar no fundo da panela. Com uma espátula, desloque a espuma para os cantos para facilitar a dissipação das borbulhas.
Atenção: ao ferver, há uma subida rápida de espuma. Coloque um pouco de água fria para abaixar a espuma, abaixe o fogo, deixe ferver durante 10 minutos e apague, sempre mexendo o leite devagar com a espátula para evitar a queima no fundo.
Prepare um copo com água quente e dissolver 10g de sal amargo.
Após apagar o fogo, deixe descansar por 3 minutos, coloque o sal amargo dissolvido no leite e mexa lentamente até aparecer coágulo de tofu.
Quando iniciar o coágulo, o leite ficará meio transparente e então, deve-se tampar e deixar 10 minutos mantendo temperatura acima de 70.
Coloque no coador um pano e despeje todo o leite para retirar a água e juntar o coágulo do tofu. Retirada quase toda a água, dobre as extremidades do pano envolvendo o tofu.
Coloque um prato sobre o tofu e coloque um peso (copo com água) durante 15 a 20 minutos.
Retire o tofu junto com o pano e coloque na água, pois assim fica mais fácil de remover o pano.
Deixar por 15 minutos num filete de água corrente (ou troque por duas vezes a água num intervalo de 10 minutos), para retirar o sal amargo do tofu. Se optar por escorrer, não deixe por mais tempo, pois perde o gosto de doçura do tofu.
O resíduo do leite de soja do passo (4) pode ser torrado em forno microondas para fazer farofa de soja.
Dicas
A dureza do tofu é definida pelo peso e tempo no processo do item Quanto maior o peso e o tempo, o tofu fica mais firme. As medidas desta receita preparam um tofu suave.
Cuidado para evitar excesso de sal amargo e atente para lavar bem o tofu na água corrente, caso contrário o gosto do tofu pode ficar um pouco amargo. Ao despejar o sal amargo (item 8), não coloque de uma vez: misture aos poucos, sempre observando o estado do leite de soja. Assim que a coagulação iniciar, pare imediatamente. A quantidade de sal amargo indicada na receita é uma referência; seu efeito  pode ser alterado de acordo com o volume da soja e a temperatura do leite. Uma curiosidade: o sal amargo não é na realidade amargo, mas pode dar um gosto de amargura após coagulado o leite de soja.

Leia também: Culinária Japonesa

Boa semana a todos!

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO