Pular para o conteúdo principal

Adicione fibras no cardápio


Por Priscila Marques

A fibra alimentar é definida como “a parte comestível das plantas ou análogos aos carboidratos que são resistentes à digestão e absorção pelo intestino delgado humano, com fermentação parcial ou total no intestino grosso”, segundo a Association of Official Analytical Chemists (AOAC) - órgão americano.

Sua fermentação pode variar de 0% a 90%, e, somente a partir de 60% que a fibra é considerada fermentável, tendo como produtos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), gases e energia.

De maneira geral, as fibras são importantes na alimentação porque aceleram o trânsito intestinal e mantém o tubo digestivo saudável. E seus tipos podem variar de acordo com sua solubilidade em água (solúveis e insolúveis), sua estrutura e o grau de fermentação.

As fibras solúveis estão relacionadas a efeitos sobre o tempo de digestão no estômago e no intestino delgado, retardando o tempo de absorção intestinal. Esse tipo de fibra também contribui para redução dos níveis séricos de colesterol, pela redução da absorção do mesmo, e também pela regulação de hormônios produzidos no pâncreas e nas paredes digestivas. Suas fontes são principalmente as frutas, hortaliças, leguminosas e alimentos contendo aveia, cevada ou centeio.

O Amido resistente (AR) age como fibra solúvel e foi classificado como a soma do amido e dos produtos de degradação que não são absorvidas no intestino delgado de uma pessoa saudável.

Os FOS (fruto-oligossacarídios) e a inulina são carboidratos com propriedades fisiológicas semelhantes às fibras, normalmente presentes na alimentação (tomate, banana, cebola, alho, trigo, entre outros). São hidrossolúveis e fermentáveis, com capacidade de modificar a flora intestinal e promover proliferação de bactérias benéficas, redução das bactérias patogênicas, redução de toxinas, prevenção de diarréia e constipação.

Também considerada como fibra solúvel, temos as gomas, que são a parte não estrutural das plantas e têm alta capacidade de formação de gel. São utilizadas na indústria alimentícia como emulsificante ou estabilizante. Na alimentação são encontradas em farelo de aveia, farinha de aveia e farelo de cevada.

As fibras insolúveis exercem papel sobre a atividade do cólon, de forma que é responsável pelo aumento do volume e fluidez das fezes e pelo estímulo da motilidade intestinal. São hidrolisadas pelas bactérias da flora intestinal e facilitam a proliferação das bactérias benéficas na microbiota intestinal, contribuindo para a protecção da parede do cólon. Suas principais fontes são as hortaliças e nos cereais integrais.

A celulose é uma substância orgânica, componente das paredes celulares das plantas e é considerada uma fibra do tipo insolúvel. É responsável por reter água nas fezes, aumentando seu volume e peso e favorecendo o peristaltismo, que aumenta o número de evacuações.

Atualmente recomenda-se uma ingestão diária de pelo menos 25g de fibras por dia, que pode ser facilmente atingido se, por exemplo:

  • Consumir pão escuro, integral;
  • Alternar o consumo de massas e arroz branco com as suas versões integrais, que são ricas em fibras;
  • Consumir diariamente leguminosas tais como feijões, ervilhas, grão, favas, lentilhas, entre outros, no prato ou na sopa.
  • Usar como acompanhamento do prato principal saladas ;
  • Consumir fruta entre as principais refeições e também como sobremesa. `
Leia também:

Comentários

Unknown disse…
Perfeitas as dicas sobre fibras... adorei
seja muito bme vinda em meu espaço tbm
http://percapeso-ganhefelicidade.blogspot.com/
faço um convite a vc tbm
estou realizando um sorteio em meu blog
passa lá para se inscrever bjs....
Unknown disse…
Olá pessoal!

Fico muito feliz que tenham gostado da matéria e das dicas... viram como é fácil acrescentar fibras em nossa alimentação?!
Continuem acompanhando nossas dicas! :)
Obrigada!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas