Pular para o conteúdo principal

Como transformar o café da manhã em um aliado do coração

Médicos de várias especialidades já chegaram ao consenso de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.
Mas um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Sackler, da Universidade de Tel Aviv (Israel), revelou que alguns alimentos podem aumentar as chances de infarto. Segundo o cardiologista-chefe da instituição, Michael Shechter, cereais matinais com flocos de milho e pão branco estão entre os carboidratos que se transformam mais rapidamente em açúcar no sangue e devem ser evitados.
·         Pão engorda?
Para ele, as pessoas deveriam incluir carboidratos com baixo índice glicêmico durante a alimentação matinal, a fim de melhorar a saúde e reduzir os riscos potenciais para o sistema cardiovascular.
"Esse tipo de carboidrato é um veneno, já que inibe a função endotelial e representa o risco mais significativo entre os fatores de risco, levando à aterosclerose e às doenças do coração" explica.
Na opinião do diretor técnico do Hospital Santa Paula, o cardiologista Rafael Munerato as pesquisas sobre tema devem evoluir bastante neste sentido.
"Ainda há muito que ser estudado nesse campo. É certo que a disfunção endotelial, ou seja, a manifestação precoce da aterosclerose, precipita as síndromes coronárias agudas e as doenças vasculares graves. E vale ressaltar que altos níveis de açúcar no sangue não representam um importante risco somente para portadores de diabetes, mas para a população em geral".
Munerato diz que o café da manhã habitual do brasileiro, composto por café com leite, pão e margarina, precisa sofrer algumas modificações.
"É importante que o leite seja magro, o pão seja integral, e a margarina seja livre de gordura saturada. Além disso, é sempre bom acrescentar uma fruta à refeição" destaca.

Receitas:
Pão integral de trigo com linhaça
Coquetel de frutas sem alcóol

Sugestão de Livros:



Lugar de Médico é na Cozinha: Cura e Saúde Pela Alimentação Viva




Fonte: Prontuário de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Sopa de alho-poró com hortelã

Calorias por porção: 40 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de alho-poró Água Folhas de hortelã Sal a gosto Modo de preparo: Corte o alho-poró em rodelas e coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias e retire do fogo. Em seguida, bata o alho-poró em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de hortelã. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique hortelã picada sobre o creme e despeje um fio de azeite.

Sopa de tomate com manjericão

Calorias por porção: 60 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de tomate Água Folhas de manjericão Sal a gosto Modo de preparo: Corte os tomates mantendo as sementes e a pele. Coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-los. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios e retire do fogo Em seguida, bata os tomates em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de manjericão. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique manjericão picado sobre o creme e despeje um fio de azeite.