Pular para o conteúdo principal

Como transformar o café da manhã em um aliado do coração

Médicos de várias especialidades já chegaram ao consenso de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.
Mas um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Sackler, da Universidade de Tel Aviv (Israel), revelou que alguns alimentos podem aumentar as chances de infarto. Segundo o cardiologista-chefe da instituição, Michael Shechter, cereais matinais com flocos de milho e pão branco estão entre os carboidratos que se transformam mais rapidamente em açúcar no sangue e devem ser evitados.
·         Pão engorda?
Para ele, as pessoas deveriam incluir carboidratos com baixo índice glicêmico durante a alimentação matinal, a fim de melhorar a saúde e reduzir os riscos potenciais para o sistema cardiovascular.
"Esse tipo de carboidrato é um veneno, já que inibe a função endotelial e representa o risco mais significativo entre os fatores de risco, levando à aterosclerose e às doenças do coração" explica.
Na opinião do diretor técnico do Hospital Santa Paula, o cardiologista Rafael Munerato as pesquisas sobre tema devem evoluir bastante neste sentido.
"Ainda há muito que ser estudado nesse campo. É certo que a disfunção endotelial, ou seja, a manifestação precoce da aterosclerose, precipita as síndromes coronárias agudas e as doenças vasculares graves. E vale ressaltar que altos níveis de açúcar no sangue não representam um importante risco somente para portadores de diabetes, mas para a população em geral".
Munerato diz que o café da manhã habitual do brasileiro, composto por café com leite, pão e margarina, precisa sofrer algumas modificações.
"É importante que o leite seja magro, o pão seja integral, e a margarina seja livre de gordura saturada. Além disso, é sempre bom acrescentar uma fruta à refeição" destaca.

Receitas:
Pão integral de trigo com linhaça
Coquetel de frutas sem alcóol

Sugestão de Livros:



Lugar de Médico é na Cozinha: Cura e Saúde Pela Alimentação Viva




Fonte: Prontuário de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas