Linhaça Dourada X Linhaça Marrom


A linhaça dourada é produzida principalmente nos países do hemisfério sul, de clima frio. É de cor amarelada e apresenta sabor mais suave. A linhaça marrom é produzida nos países do hemisfério norte, de clima mais quente, assim como no Brasil. A diferença entre esses dois tipos de linhaça são basicamente estas, e a dourada, por ser exportada, é normalmente mais cara. A constituição das sementes é essencialmente a mesma.
A forma de consumo mais recomendada da linhaça é a triturada por possibilitar a melhor utilização de seus componentes. O ideal é que o consumidor triture os grãos em casa, no momento do consumo, pois alguns componentes são sensíveis a luz, calor e umidade. Além disso, os óleos da linhaça já triturada podem oxidar e formar um composto de gosto amargo, reduzindo sua duração.
A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), utilizada há muitos anos como alimento.
É rica em fibras solúveis, que promovem o bom funcionamento do intestino, reduzem a absorção do colesterol, atrasam a absorção dos açúcares ingeridos, sendo portanto, bastante benéfica para diabéticos.
É também rica em vitaminas do complexo B, vitaminas C, E e A, ferro e zinco. De sua casca é extraído o óleo de linhaça, composto principalmente por Ômega 3 e 6. Estes óleos favorecem a produção de prostaglandinas pelo organismo, que aumentam a excreção de sódio pela urina, reduzindo os sintomas de retenção de líquido no período pré-menstrual.
As vitaminas A, C, E e o ômega 3, especialmente, são potentes agentes antioxidantes que protegem o corpo da formação de cânceres e do envelhecimento.
A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um composto similar a um hormônio feminino, o estrógeno, que reduz drasticamente na menopausa. Portanto, a linhaça atua como repositor hormonal natural, reduzindo os desconfortos da menopausa. Como a ação estrogênica das lignanas é baixa, ela também ajuda a prevenir o aparecimento do câncer de mama.

2 comentários:

angela disse...

Desculpe, não entendi o princípio. Quer dizer, qual a diferença entre asd uas, pois creio ter havido um engano, você fala em Brasil como hemisfério norte, aí fiquei confusa!

Sempre que lia "linhaça dourada" achava que era um jeito poético :-) só agora vendo seu post que vi que sãoduas .

22/6/11
Lunara Freitas disse...

Angela,
Me desculpe, você tem razão, houve um engano. Na frase que se refere ao Brasil, deveria ter a expressão hemisfério sul, que são os países de clima quente, onde é produzida a linhaça marrom. A linhaça dourada é típica de países nórdicos, de clima frio.
Abraços

27/6/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO