ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE DOS SEUS CABELOS

Por Sabrina Raulino


Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não apenas para manter a forma mais principalmente cuidar  da sua saúde, incluindo da pele, unhas e cabelos. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. Os cabelos oleosos demais podem representar uma alimentação desequilibrada. Deficiências nutricionais também podem causar prejuízos, como queda de cabelo.

Os nutrientes que auxiliam a manter seus cabelos brilhantes, macios e cheios de vida, são as vitaminas do complexo B, betacaroteno (pró-vitamina A), zinco, ferro, silício, cisteína (rica em enxofre), magnésio, cálcio, potássio, ácidos graxos essenciais (ômega 3, 6 e 9) e  proteína. Esses nutrientes são encontrados nos seguintes alimentos:

As vitaminas do complexo B estão presentes em grãos integrais, como aveia, centeio, cevada e arroz integral, além de carnes magras, leite magro e derivados;

O betacaroteno ou pró-vitamina A é encontrado em frutas e vegetais de cor alaranjada ou folhas verdes escuras, como cenoura, caqui, mamão, couve-manteiga, brócolis e espinafre;

O zinco está nos peixes, frutos do mar, aves, leite magro e sementes, como girassol e abóbora;

O ferro é encontrado em carnes vermelhas (como fígado), nas leguminosas (como o feijão) e em vegetais de coloração verde escura;

O silício está presente na aveia, na cevada, na avelã e no feijão;

A cisteína é encontrada nos peixes, na gema de ovo, no alho e na cebola;

O magnésio que é encontrado em frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes;

O cálcio que está presente em leite magro e derivado, tofu, salmão e sardinha; ;

O potássio está nas carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol;

Os ácidos graxos essenciais – Ômega – 3, 6 e 9 encontrados no abacate, azeite, sementes de linhaça, sementes oleaginosas (castanhas) e peixes como salmão, cavala, atum, sardinha etc;

Os alimentos fontes protéicas são principalmente as carnes (magras), leite magro e derivados, clara de ovo, por isso não faça dietas que proíbam proteínas.

Destacando:

Esses alimentos devem estar equilibrados na sua alimentação, nada de excessos.
Fundamental a ingestão de 8 – 10 copos de água mineral por dia.

Dicas úteis:

Banhos excessivamente quentes prejudicam os cabelos, tornando-os ressecados e quebradiços.

O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e resseca-os. Principalmente as pontas sofrem com isso. Ficam quebradiças, facilitando a formação de nós e pontas duplas.

O uso de tinturas artificiais e produtos fixadores que contêm álcool prejudicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e brilho.

Tente ter momentos menos estressantes, pratique yoga para relaxar, ou aproveite alguns momentos do dias para respirar fundo e libertar-se  das tensões, faça isto para saúde do seu cabelo.

Durma o suficiente, tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo necessita sempre de uma boa noite de sono.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO