Dicas para melhorar a qualidade de vida dos intolerantes e alérgicos a ovo



Por Ricardo Freire



O vinagre pode substituir o ovo  nas preparações e está dando certo. Para que não dê gosto a dica são bolos  com vinagre sabor hortelã assim fica docinho sempre com cobertura também, sendo, cacau em pó ,água, açúcar e margarina (Becel).

O ovo também pode ser substituído por semente de linhaça moída e hidratada, cada colher de linhaça acrescente 3 colheres de água, as receitas assadas não ocorre diferença, até nhoque com a linhaça para dar liga na massa pode ser utilizado.

É bom evitar:
Suflés e doces feitos à base do alimento como quindins e fios de ovos. Espaguete de ovo,(vem escrito no pacote), hamburger congelado, salada, molho de tomate, pizza, (Com molho de tomate), a própria carne, feijoada, almôndega, carne seca, kibe, esfiha de carne, suco de tomate, pastas de  tomatinho, tomate recheado, doces, pudim, omelete, bolo de carne, bolos com mistura de  ovo, pão, biscoito;

Exemplo de receita de bolo para substituir na alimentação:

ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 copo de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
1 copo de leite
Preparo:
Bata o açúcar com a manteiga e vá colocando os ingredientes secos peneirados com o leite. Coloque em uma forma untada e antes de ir ao forno despeje a calda por cima.
Calda:
1 1/2 copo de água
1 1/2 copo de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Leve ao fogo e quando levantar fervura despeje devagar sobre o bolo e leve para assar.
Desenforme depois de frio.


Leia: Intolerância ao ovo

2 comentários:

angela disse...

Como o vinagre substitui? eu não posso com cacau, chocolate, nada disso por conta da enxaqueca, e tenho de maneirar nos ovos por conta do colesterol. Achei a ideia bárbara mas não entendi como essa receita tera a elasticidade necessária e nem como o vinagre entraria em outras! Aguardo ansiosa esclarecimentos!!

8/7/11
Ricardo disse...

Olá Angela,

Pois é, temos alguns artifícios na nutrição para driblar-mos essas situações como as situações de alergia ou intolerância ao ovo. No caso do vinagre ele pode substituir ovo e quanto a elasticidade só você testando pra comprovar, a dica é, se achar que precisa de mais liga "ponto" você pode adicionar um pouco de aveia na hora do preparo que conseguirá isso. O ovo é substituído por três colheres de vinagre branco ( cuidado com a procedência do vinagre - dê preferência aos de maçâ e de arroz). Por exemplo olha essa receita:

Bolo sem ovos índice


Ingredientes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 copo de açúcar
3 colheres (de sopa) de cacau em pó
1 colher (de chá) de canela em pó, (opcional)
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de açúcar vanile
2 colheres (de chá) de vinagre casher
5 colheres (de sopa) de óleo
1 xícara (de chá) de suco de laranja

Preparo
Coloque a farinha de trigo, o açúcar, o cacau, a canela e o bicarbonato de sódio diretamente em uma fôrma untada e misture com uma colher.
Faça um buraco grande e dois pequenos nesta mistura.
No buraco grande despeje o óleo. Nos pequenos, o vinagre em um e o açúcar vanile no outro. Despeje o suco por cima de tudo. Misture com a colher até a farinha de trigo não ser mais visível. Asse em forno moderado por 30 minutos.

Tente a sugestão...e nos comunique como foi...

Abraços,

Ricardo de Oliveira Freire -
CRN-4 09100424


http://www.nutricionistadeplantao.com.br

http://twitter.com/ricardonutri

http://twitter.com/blognp_

8/7/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO