Pular para o conteúdo principal

Dicas para melhorar a qualidade de vida dos intolerantes e alérgicos a ovo



Por Ricardo Freire



O vinagre pode substituir o ovo  nas preparações e está dando certo. Para que não dê gosto a dica são bolos  com vinagre sabor hortelã assim fica docinho sempre com cobertura também, sendo, cacau em pó ,água, açúcar e margarina (Becel).

O ovo também pode ser substituído por semente de linhaça moída e hidratada, cada colher de linhaça acrescente 3 colheres de água, as receitas assadas não ocorre diferença, até nhoque com a linhaça para dar liga na massa pode ser utilizado.

É bom evitar:
Suflés e doces feitos à base do alimento como quindins e fios de ovos. Espaguete de ovo,(vem escrito no pacote), hamburger congelado, salada, molho de tomate, pizza, (Com molho de tomate), a própria carne, feijoada, almôndega, carne seca, kibe, esfiha de carne, suco de tomate, pastas de  tomatinho, tomate recheado, doces, pudim, omelete, bolo de carne, bolos com mistura de  ovo, pão, biscoito;

Exemplo de receita de bolo para substituir na alimentação:

ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 copo de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
1 copo de leite
Preparo:
Bata o açúcar com a manteiga e vá colocando os ingredientes secos peneirados com o leite. Coloque em uma forma untada e antes de ir ao forno despeje a calda por cima.
Calda:
1 1/2 copo de água
1 1/2 copo de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Leve ao fogo e quando levantar fervura despeje devagar sobre o bolo e leve para assar.
Desenforme depois de frio.


Leia: Intolerância ao ovo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Sopa de alho-poró com hortelã

Calorias por porção: 40 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de alho-poró Água Folhas de hortelã Sal a gosto Modo de preparo: Corte o alho-poró em rodelas e coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias e retire do fogo. Em seguida, bata o alho-poró em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de hortelã. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique hortelã picada sobre o creme e despeje um fio de azeite.

Sopa de tomate com manjericão

Calorias por porção: 60 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de tomate Água Folhas de manjericão Sal a gosto Modo de preparo: Corte os tomates mantendo as sementes e a pele. Coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-los. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios e retire do fogo Em seguida, bata os tomates em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de manjericão. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique manjericão picado sobre o creme e despeje um fio de azeite.