Alimentos que combatem a ansiedade | Globo Repórter

Será que os alimentos podem influenciar o nosso estado de espírito? Até que ponto frutas, verduras e cereais podem ajudar a melhorar o nosso humor e nos deixar menos ansiosos?
“O que é este comer compulsivamente? É sem controle, e comer além da quantidade que ela deveria ou poderia comer normalmente”, explica a nutricionista Louise Saliba, da PUC-PR. “Estes alimentos geram aconchego para a pessoa. Normalmente, são alimentos ricos em gordura e quentes, com um volume maior. Ninguém vai ter, por exemplo, uma crise de ansiedade e beliscar uma maçã cortadinha.”
O resultado é previsível. Comida demais, quilos a mais, mais ansiedade. Mas nem tudo está perdido.
“Ao invés de a pessoa ter à mão lasanha, que é um alimento quente, alimento gorduroso e bastante calórico, ela pode fazer uma substituição por uma sopa de legumes, com um pouquinho de carne, um pouquinho de massa e batata, que vai ter a temperatura quente e o volume. Vai saciar a pessoa e, além de ser nutritiva, não tem muitas calorias”, recomenda Louise.
A nutricionista explica que alguns alimentos têm, sim, o poder de alterar os nossos estados emocionais, mas que, sozinhos, fazem muito pouco. São coadjuvantes. Precisam estar combinados com exercícios físicos e um estilo de vida equilibrado.
“Por exemplo, magnésio e vitaminas do complexo B, que ajudam na formação da serotonina. A serotonina é uma substância química que está relacionada com o humor. Tanto o positivo quanto o negativo”, explica.
Quais alimentos estão neste grupo? Nas indicações da nutricionista, a banana, rica em vitamina B6, é uma forte aliada. Nozes, castanhas e amendoins são boas fontes de magnésio. Cereais, como o farelo de aveia e o gérmen de trigo, assim como o espinafre, a rúcula, o agrião e outras folhas verde-escuras também entram nesta receita.
“São vários fatores que interferem na ansiedade, mas, pelo menos, a gente sabe que, da parte da alimentação, a gente está se empenhando, está fazendo a nossa parte”, diz a nutricionista.

Veja a Receita: Salada da Serenidade

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO