Arroz com feijão combinação perfeita!

O arroz e feijão, que não falta no prato da maioria dos brasileiros, é a combinação perfeita em termos de valores nutricionais.

O arroz é um alimento rico em vitaminas do complexo B , proteínas e ferro e pelo fato de fazer parte do grupo dos carboidratos, sendo rico em amido, nos fornece energia e auxilia na absorção de proteína.

O feijão é o alimento de origem vegetal que contém mais proteína , também é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.

Embora o feijão seja rico em ferro, nosso organismo só absorve 10% de ferro de alimentos de origem vegetal, o ideal, é ingerir um suco fonte de vitamina C junto com a alimentação como laranja, limão, morango, pois a vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro.

A combinação do arroz com feijão é perfeita, pois os dois fornecem aminoácidos responsáveis pelo desenvolvimento dos músculos, da pele, cabelos, unhas, ossos e cicatrização.

O único aminoácido que não contêm no arroz,a lisina, é encontrado no feijão, e a metionina, abundante no arroz, não é encontrada no feijão, tornando a combinação dos dois perfeita, onde um completa o outro.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o arroz e feijão na proporção certa não engorda, o problema está nos excessos e nas combinações desastrosas, como o acréscimo exagerado de farofa, batata, frituras, etc..

A proporção para consumo ideal são 3 partes de arroz para uma de feijão.

Fazendo uma combinação equilibrada, contendo arroz, feijão, verduras , dando preferência para as carnes grelhadas ou assadas, temos um prato com todos nutrientes necessários para uma alimentação saudável.

Propriedades nutricionais do Arroz e Feijão:

Arroz (1 colher de sopa):
Calorias: 58 kcal
Carboidratos: 10,6 g
Proteínas: 3,53 g
Lipídeos: 0,18 g
Colesterol: 0

Feijão (1 colher de sopa):
Calorias: 41 kcal
Carboidratos: 8,07 g
Proteínas: 0,58 g
Lipídeos: 0,73 g
Colesterol: 0



Thais Cal

1 comentários:

Fla disse...

E tem gente que acha que essa combinação é a grande vilã da história né?

Beijos

21/9/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO