Pular para o conteúdo principal

As vantagens do Aleitamento Materno


Dra Tania Bottino – Nutricionista RJ

Especialista em nutrição clínica e nutrição materno infantil pelo Instituto Fernandes Figueira.

As vantagens do aleitamento materno devem ser enfati­zadas desde o início da gestação. Amamentar fortalece o vínculo entre mãe e bebê, protege o bebê de uma série de doenças e ainda ajuda na retração do útero e na redução de peso da mãe. Além disso, é uma forma de alimentação bastante prática e gratuita, já que o leite está sempre pron­to e à disposição.

O leite materno é capaz de suprir todas as necessidades de um bebê, pelo menos até os seis meses de vida. Até essa idade, o bebê alimentado exclusivamente ao seio não precisa de água nem de chás, o leite materno tem tudo o que ele precisa.

O leite humano é mais fácil de ser digerido do que os outros alimentos. Os bebês que mamam no peito podem querer ser alimentados com mais frequência do que aqueles que recebem aleitamento artificial. Se o seu bebê quiser ma­mar, não existe razão para não permitir. Além disso, quanto mais leite ele mama, mais leite o seu organismo vai pro­duzir.

O recém-nascido deve ser colocado no peito assim que for possível, de preferência logo após o parto. Durante os pri­meiros dias ocorrem poucas alterações nas mamas, a mãe ainda não tem leite, apenas a secreção de colostro – subs­tância amarelada com grande concentração de proteínas e anticorpos que ajudam a imunizar o recém nascido contra as infecções. Depois de algum tempo, poucos dias, a mãe já começa a ter leite.

Dez passos para o sucesso do aleitamento materno (OMS)

01- Acredite que não existe leite fraco.

02- Saiba que quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido.

03- Coloque o bebê na posição correta para mamar.

04- Cuide das mamas adequadamente.

05- Retire o leite quando for necessário.

06- Evite o uso de bicos, chupetas, chuquinhas, mamadeiras, su­plementos de água ou chá ou qualquer outra bebida.

07- Beba bastante líquido (6 litros de água/dia).

08- Evite o uso de medicamentos, (medicamentos apenas sob prescrição médica).

09- Continue a amamentação, se possível, até os 2 anos.

10- Conheça o direito das mães trabalhadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas