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Protetor Solar Comestível

Dra Michelle Emily E. Santana – Nutricionista MG


Você sabia que alguns alimentos são capazes de proteger a nossa pele contra os temíveis raios ultravioletas? É isso mesmo! Certos alimentos contêm substâncias que diminuem os danos causados pela penetração destes raios em nossa pele, atuando, assim, juntamente com o protetor solar tópico. Para conquistar um bronzeado saudável, é importante aumentar a ingestão destes alimentos um mês antes do período de exposição, garantindo, assim, que as substâncias fotoprotetoras se acumulem no organismo. Portanto, se anime: existe uma forma mais gostosa e divertida de se proteger nesse verão!

Frutas cítricas: Estas frutas oferecem ótimos teores de vitamina C. Como antioxidante, a vitamina C combate os radicais livres gerados pelos raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrer uma mutação no DNA das células da pele.

Castanhas e nozes: Estas oleaginosas são boas fontes de vitamina E. Ao proteger as membranas celulares contra os radicais livres, a vitamina E exerce ação antioxidante, ação esta que se torna ainda mais efetiva na presença de vitamina C.

Chá verde: O chá verde contém uma substância chamada epigalocatequina galato (EGCG). A ECG é a responsável por diminuir a inflamação cutânea e os cânceres causados pelos raios UV.

Tomate: O tomate é rico em licopeno. Esta substância antioxidante acelera o processo de bronzeamento, além de aumentar a resistência aos raios UV e de diminuir a vermelhidão da pele causada pela exposição solar.

Cenoura: A cenoura é uma excelente fonte de beta-caroteno, substância com alta capacidade antioxidante. Este carotenóide é responsável por proteger a pele contra os raios solares e conferir um bronzeamento saudável. Mesmo após a exposição aos raios UV, o beta-caroteno é benéfico, pois age de modo ativo da recuperação da pele.

Mirtilo: As antocianinas presentes nesta frutinha atenuam a toxicidade induzida pela radiação UVB, reduzem a produção de radicais livres e os possíveis danos causados ao DNA após uma exposição solar.

Viu como é fácil cuidar da sua pele?! Agora você já sabe o que comer na beira do mar ou da piscina...

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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

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