Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios e consuma os alimentos da Ceia de Réveillon o ano todo


Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG

As festas de final de ano podem ser a oportunidade para incluir novos alimentos na rotina. Nem todas as preparações servidas nesse período devem ser evitadas ao longo do ano. Abaixo listamos alguns alimentos com seus respectivos benefícios. Vale a pena conferir e diversificar a alimentação durante 2012!






Lentilha

Do grupo das leguminosas, o mesmo do feijão, a lentilha permite uma variedade de preparações. Fica bem em saladas, sopas e juntamente com arroz. Fornece fibras, que contribuem para a saúde e funcionamento intestinal. Além disso, contém vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e outros minerais.

Peixes

O consumo do bacalhau nessa época é muito divulgado, porém também podemos apostar em outras opções, com custo mais acessível e de rápido preparo. Em geral, os peixes são boas fontes de aminoácidos essenciais, ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais. Invista em opções assadas ou grelhadas.

Romã

Com sabor característico e agradável aparência essa fruta pode ser consumida ao natural e também pode ser utilizada para preparar molhos para saladas, geléias, sucos e vinho. As antocianinas são responsáveis pela cor da fruta e contribuem juntamente com ácidos para prevenir certos tipos de tumores, como vem sendo investigado em estudos científicos.

Uvas

Possuem a substância resveratrol, que auxilia na redução do colesterol e possui efeito antioxidante. A grande diversidade de variedades permite agradar todos os gostos. Uma boa sugestão é utilizá-las em saladas.

Frutas secas e castanhas

São ótimas opções para lanches entre as refeições principais, a quantidade de consumo deve ser moderada. Geralmente são boas fontes de fibras, minerais e gorduras benéficas para o organismo.

Que 2012 venha saboroso e equilibrado!

Referências

FREITAS, P. G.; et al. Proposta para uma refeição saudável. Caderno de Publicações Acadêmicas, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Pesca e Aquicultura. Inclua pescado na sua alimentação. 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Sopa de alho-poró com hortelã

Calorias por porção: 40 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de alho-poró Água Folhas de hortelã Sal a gosto Modo de preparo: Corte o alho-poró em rodelas e coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias e retire do fogo. Em seguida, bata o alho-poró em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de hortelã. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique hortelã picada sobre o creme e despeje um fio de azeite.

Sopa de tomate com manjericão

Calorias por porção: 60 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de tomate Água Folhas de manjericão Sal a gosto Modo de preparo: Corte os tomates mantendo as sementes e a pele. Coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-los. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios e retire do fogo Em seguida, bata os tomates em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de manjericão. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique manjericão picado sobre o creme e despeje um fio de azeite.