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Conheça os benefícios e consuma os alimentos da Ceia de Réveillon o ano todo


Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG

As festas de final de ano podem ser a oportunidade para incluir novos alimentos na rotina. Nem todas as preparações servidas nesse período devem ser evitadas ao longo do ano. Abaixo listamos alguns alimentos com seus respectivos benefícios. Vale a pena conferir e diversificar a alimentação durante 2012!






Lentilha

Do grupo das leguminosas, o mesmo do feijão, a lentilha permite uma variedade de preparações. Fica bem em saladas, sopas e juntamente com arroz. Fornece fibras, que contribuem para a saúde e funcionamento intestinal. Além disso, contém vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e outros minerais.

Peixes

O consumo do bacalhau nessa época é muito divulgado, porém também podemos apostar em outras opções, com custo mais acessível e de rápido preparo. Em geral, os peixes são boas fontes de aminoácidos essenciais, ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais. Invista em opções assadas ou grelhadas.

Romã

Com sabor característico e agradável aparência essa fruta pode ser consumida ao natural e também pode ser utilizada para preparar molhos para saladas, geléias, sucos e vinho. As antocianinas são responsáveis pela cor da fruta e contribuem juntamente com ácidos para prevenir certos tipos de tumores, como vem sendo investigado em estudos científicos.

Uvas

Possuem a substância resveratrol, que auxilia na redução do colesterol e possui efeito antioxidante. A grande diversidade de variedades permite agradar todos os gostos. Uma boa sugestão é utilizá-las em saladas.

Frutas secas e castanhas

São ótimas opções para lanches entre as refeições principais, a quantidade de consumo deve ser moderada. Geralmente são boas fontes de fibras, minerais e gorduras benéficas para o organismo.

Que 2012 venha saboroso e equilibrado!

Referências

FREITAS, P. G.; et al. Proposta para uma refeição saudável. Caderno de Publicações Acadêmicas, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Pesca e Aquicultura. Inclua pescado na sua alimentação. 2011.

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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

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