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Dicas de Viagem – Parte 2 (Verão)


O verão está chegando e as revistas e sites estão cheios de dicas para obter “um corpo perfeito” e as academias cada vez mais lotadas. Sim, é hora de criar coragem para melhorar a alimentação e consequentemente perder uns quilinhos, porém não só nessa época deve-se ter essa iniciativa. Pois, alimentação saudável associada a exercício é sinônimo de saúde!

1) Faça cerca de 5 a 6 refeições por dia

Quando alimentamos mais vezes ao dia, ingerimos porções menores de alimentos e não exageramos nas principais refeições. Evitando excesso de gorduras saturadas e carboidratos simples que geralmente estão em alimentos que geram maior saciedade.

2) Lanchinhos

Os lanchinhos entre as principais refeições devem ser ricos em fibras e leves. Coma frutas, barrinhas de cereal, sucos de frutas, biscoitos integrais, cereais com leite.

3) Tome cerca de 2 litros de água por dia

Com o calor do verão o corpo transpira mais e você tende a desidratar mais rapidamente. Caso esteja fazendo alguma atividade física, sempre leve com você uma garrafinha de água, leve também para trabalho. E em casa não esqueça de tomar água sempre que lembrar.

4) Coma frutas e verduras

As frutas e as verduras são ricas em fibras e vitaminas diversas, sendo as fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino juntamente com a água, diminuem o colesterol e a glicose sanguínea, geram saciação após as refeições e as vitaminas possuem diversas funções que colaboram para o maior funcionamento do corpo.

5) Mastigue bem os alimentos

Quando mastigamos bem os alimentos facilitamos a digestão diminuindo a sensação de estômago cheio, além de gerar maior saciação.

6) Saiba fazer boas escolhas de alimentos

Quando for ao supermercado ou na lanchonete/restaurante saiba escolher a opção mais saudável, evitando exageros e contaminação por alimentos. Entre o diet e light para quem quer perder peso; escolha o light, entre o suco e o refrigerante; o suco de fruta, entre o sanduiche de frango ou hambúrguer; o de filé de frango, entre o picolé de chocolate e o de fruta; o de fruta ...

7) Explore os sabores naturais

Muitas vezes esquecemos que os alimentos possuem seu sabor próprio e com isso colocamos muito açúcar e/ou sal nos pratos que preparamos, tirando muitas vezes o sabor próprio do alimento. Use mais temperos naturais, como: alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, salsa, pimentão, manjericão... Nos doces e sucos, abuse do próprio açúcar das frutas e do mel.

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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

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Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

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