Pular para o conteúdo principal

Dicas de Viagem – Parte 2 (Verão)


O verão está chegando e as revistas e sites estão cheios de dicas para obter “um corpo perfeito” e as academias cada vez mais lotadas. Sim, é hora de criar coragem para melhorar a alimentação e consequentemente perder uns quilinhos, porém não só nessa época deve-se ter essa iniciativa. Pois, alimentação saudável associada a exercício é sinônimo de saúde!

1) Faça cerca de 5 a 6 refeições por dia

Quando alimentamos mais vezes ao dia, ingerimos porções menores de alimentos e não exageramos nas principais refeições. Evitando excesso de gorduras saturadas e carboidratos simples que geralmente estão em alimentos que geram maior saciedade.

2) Lanchinhos

Os lanchinhos entre as principais refeições devem ser ricos em fibras e leves. Coma frutas, barrinhas de cereal, sucos de frutas, biscoitos integrais, cereais com leite.

3) Tome cerca de 2 litros de água por dia

Com o calor do verão o corpo transpira mais e você tende a desidratar mais rapidamente. Caso esteja fazendo alguma atividade física, sempre leve com você uma garrafinha de água, leve também para trabalho. E em casa não esqueça de tomar água sempre que lembrar.

4) Coma frutas e verduras

As frutas e as verduras são ricas em fibras e vitaminas diversas, sendo as fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino juntamente com a água, diminuem o colesterol e a glicose sanguínea, geram saciação após as refeições e as vitaminas possuem diversas funções que colaboram para o maior funcionamento do corpo.

5) Mastigue bem os alimentos

Quando mastigamos bem os alimentos facilitamos a digestão diminuindo a sensação de estômago cheio, além de gerar maior saciação.

6) Saiba fazer boas escolhas de alimentos

Quando for ao supermercado ou na lanchonete/restaurante saiba escolher a opção mais saudável, evitando exageros e contaminação por alimentos. Entre o diet e light para quem quer perder peso; escolha o light, entre o suco e o refrigerante; o suco de fruta, entre o sanduiche de frango ou hambúrguer; o de filé de frango, entre o picolé de chocolate e o de fruta; o de fruta ...

7) Explore os sabores naturais

Muitas vezes esquecemos que os alimentos possuem seu sabor próprio e com isso colocamos muito açúcar e/ou sal nos pratos que preparamos, tirando muitas vezes o sabor próprio do alimento. Use mais temperos naturais, como: alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, salsa, pimentão, manjericão... Nos doces e sucos, abuse do próprio açúcar das frutas e do mel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas