Pular para o conteúdo principal

O Poder Medicinal Dos Alimentos: Importância Do Consumo De Uva Nas Doenças Cardiovasculares


Dra. Nayara Rodrigues – Nutricionista MG

As doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são a principal causa de morte em todo o mundo, estima-se que em 2008, os óbitos provocados por tais doenças representaram 30% do total registrado globalmente. Os fatores de risco para tais enfermidades incluem pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo.

Dentro deste contexto, a uva merece destaque especial, estudos revelam que esta fruta faz muito bem para a saúde do coração; uma substância presente nos sucos concentrados de uva é o resvesratrol, que é muito importante para aumentar o colesterol bom e evitar o acúmulo de gordura nas artérias, a uva ainda contem baixa concentração de lipídeos (0,3g/100 g), baixo valor calórico (50 cal/100 g) e ainda apresenta baixa concentração de sódio, um dos principais inimigos do sistema cardiovascular. A uva tem a capacidade de tonificar o coração e fluidificar o sangue, favorece o bom estado das artérias, especialmente as coronárias que irrigam o músculo cardíaco.

Atualmente é possível encontrar no mercado a farinha de uva, o produto apresenta benefícios semelhantes aos da fruta in natura, a farinha pode ser consumida pura ou misturada nos sucos e vitaminas, saladas e ainda com outras farinhas. Vale ressaltar que o alimento in natura apresenta infinitamente maior qualidade nutricional do que seus derivados, portanto, não se faz necessário substituir o consumo da fruta pela farinha, a não ser que o paciente realmente tenha esta necessidade.

Diante de tantos benefícios apresentados é extremamente válido incluir a uva na alimentação diária, vale ressaltar que os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, na época certa eles são mais baratos e de melhor qualidade, o período de safra das uvas vai de janeiro a março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas