Pular para o conteúdo principal

O que fazer quando a pressão arterial abaixa nos dias de calor intenso

Dra. Deise Dantas Barcellos – Nutricionista RJ

Achei interessante escrever aqui sobre quando a pressão arterial cai, porque eu tenho pressão baixa e muitas pessoas que conheço também. E neste período de calor intenso, nós sofremos...Ouvimos muito falar sobre pressão alta (hipertensão arterial), mas dificilmente temos algo comentando sobre a importância da alimentação para quem tem a pressão arterial baixa.

A pressão arterial é a força que o sangue faz contra as paredes arteriais ao ser bombeado pelo coração para manter o sangue circulando no corpo. Ter uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos aos tecidos é algo fundamental.
A pressão baixa, também chamada de hipotensão
arterial, é a redução da taxa normal da pressão nas artérias. Geralmente fica abaixo de 10 por 7 mmHg (milímetros de mercúrio). Não se trata de uma doença, mas de uma condição que pode provocar manifestações consequentes a uma deficiente circulação sanguínea. É mais caracterizada por indícios. "Nos preocupamos quando ela traz sintomas como mal estar, tontura, fadiga", atesta o cardiologista Silvio Reggi. É bom ficar de olho.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

A hipotensão arterial tem vários fatores avaliados ao longo de consulta médica, exames físico e complementares. "Devemos afastar gestação, hipovolemia, causa postura (onde a mudança de postura pode alterar os níveis pressóricos), baixo débito cardíaco, entre outros", explica a Drª Daniela Fernandes, assessora médica do Helion Póvoa Medicina Diagnóstica. Se houver necessidade de uma melhor avaliação, a especialista sugere que seja solicitado um MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Geralmente mulheres têm a pressão mais baixa que a do homem. Mas esse diagnóstico muitas vezes pode estar errado, como explica o Dr. Reggi. "Por terem os braços mais finos, os aparelhos convencionais costumam "errar" para menos o valor da pressão, da mesma forma que eles "erram" para mais naqueles com braços muito grossos. É preciso corrigir o valor medido com ajuda de uma tabela, o que não vemos na prática". Agora, uma coisa é certa: "Quanto mais magro, maior a chance da pressão ser baixa", esclarece o médico.

Pessoas saudáveis também podem sofrer de hipotensão. Ela ocorre principalmente devido ao calor, pois as artérias tendem a ficar dilatadas e, por isso, o sangue tem mais espaço para circular exercendo menos pressão nas paredes dos vasos. Então, se você tem propensão à pressão baixa, evite períodos longos de exposição ao sol e banhos quentes. Prefira água morna ou fria e beba muita água, água de coco e sucos de fruta naturais.

Mudanças bruscas de posição do corpo podem provocar uma diminuição instantânea da oxigenação do cérebro e resultar na diminuição da pressão arterial. Este quadro é denominado de hipotensão postural. Os sintomas são tonturas ou a visão turva, sensações que passam em alguns segundos. É bastante comum quando estamos agachados e levantamos rapidamente, em geral quando não temos um bom condicionamento físico.

Muita água e dieta equilibrada
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

A desidratação também pode resultar em quedas de pressão. A água, nesse caso, é um santo remédio, principalmente nos dias mais quentes. "Manter o corpo hidratado ajuda no controle da pressão, ou seja, tomar água em quantidade adequada é fundamental", ensina o Dr. Reggi.

Mas o que funciona mesmo é ter uma dieta equilibrada. Uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes oferece vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Os minerais como o sódio e o potássio são fundamentais para o controle da pressão arterial. Melancia, banana, melão, laranja, mexerica e vegetais verdes escuros são ricos nesses minerais. Se você tem pressão baixa, lembre-se de incluí-los em seu cardápio diário. E nada de jejum por longos períodos. O ideal é alimentar-se a cada três horas. Ficar muito tempo sem se alimentar também pode baixar a pressão.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Tome cuidado também com o álcool. Ele inibi o hormônio anti-diurético fazendo com que você escrete mais líquidos e assim, pode contribuir para abaixar sua pressão arterial.

A pressão caiu, e agora?

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Medidas simples podem dar resultado quando sentimos aquela quedinha na pressão. "O paciente deve se deitar e, se possível, elevar as pernas", ensina o Dr. Reggi. É bom se cuidar, porque pressão baixa pode ocasionar outros transtornos. A redução do fluxo sanguíneo leva à deficiência de sangue no cérebro, dessa forma, a pessoa pode desmaiar. Quando a situação de pressão baixa é mais grave, é denominada de choque. Nesse caso podem ocorrer manifestações muito sérias, podendo até causar a morte.

Segundo Dr. Silvio Reggi, é bom ter cuidado com as receitinhas da vovó. Medidas caseiras e equivocadas para tentar elevar a pressão sanguínea podem ser perigosas. "Colocar sal sob a língua é um mito, não funciona. O sal relaciona-se com o controle em longo prazo da pressão arterial e não em poucos minutos. No entanto, não se recomenda a ingestão exagerada de sal", diz.

Lembro-me quando uma amiga ficou com a pressão baixa, algumas pessoas ensinaram a comer azeitonas, na época não entendi muito bem, mas com o passar do tempo, entendi que como a azeitona é um alimento em conserva, também possui grande quantidade de sal, que faria com que elevasse a pressão. Lembro-me também de quando tive a pressão baixa, me fizeram abaixar a cabeça e forçar para cima, ou seja, era para promover o retorno sanguíneo para o cérebro, já que ficamos com tonturas e o raciocínio fica prejudicado.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Enfim, de tudo que foi relatado, o importante nessses dias é alimentar-se bem e beber bastante líquido (água, sucos de frutas naturais, água de coco...) e se a sua situação piorar, procure um médico. Muitas vezes é necessário a aplicação de soro fisiológico para recuperar a volemia sanguínea.

Procure um Nutricionista para orientá-lo a fazer uma alimentação equilibrada!

Fonte: alguns dados do site bolsa de mulher


Blog: http://personaldietrj.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas