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Dicas de Viagem (Parte 3)

Dra Emyli Chaves Fernandes – Nutricionista MG

Férias + Verão = Combinação perfeita! É tempo de se esquecer dos problemas, descansar e curtir uma boa praia. Se você está de dieta, não se preocupe! É possível curtir uma boa viagem para o litoral sem voltar com aqueles indesejáveis quilinhos extras!

Veja só como é fácil:

Ø Consuma bastante água, no mínimo 2 litros. Assim, você se refresca, hidrata e evita aquelas famosas “beliscadinhas” fora de hora;

Ø Se ingerir bebidas alcoólicas, intercale os goles destas com goles de água de coco ou água mineral. Desta forma, você repõe os sais minerais e reduz as calorias;

Ø Coma frutas mais refrescantes, como o abacaxi, kiwi e laranja. Eles contêm ótimos teores de vitaminas C, que te ajuda a combater os radicais livres gerados pela exposição solar;

Ø Prefira refeições mais leves, como vegetais folhosos, legumes crus, carnes magras e sanduíches naturais. Assim, além de não consumir calorias em excesso, você ganha mas pique para curtir a praia;

Ø Evite os alimentos vendidos por ambulantes, como queijo coalho, camarão frito, empadinhas e pastéis. Estes petiscos são gordurosos e, muitas vezes, de procedência duvidosa;

Ø Evite alimentos muito salgados, pois além de aumentar a pressão arterial, o sódio retém líquido no organismo, o que piora a aparência da celulite e levanta o ponteiro da balança;

Ø Prefira picolés de frutas aos sorvetes. Assim, você consome mais vitaminas, menos gorduras e, claro, menos calorias;

Ø Prefira sucos naturais com pouco ou nenhum açúcar aos sucos industrializados e refrigerantes. Sucos de caixinha e refrigerantes tradicionais são ricos em açúcar; e suas versões dietéticas são ricas em sódio;

Ø Prefira alimentos assados, cozidos e grelhados aos fritos, ou seja, é melhor evitar aquela porção e iscas de peixe crocantes com fritas;

Ø Aproveite o ambiente praiano para fazer atividades físicas, como corrida e caminhada.

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Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

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* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

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5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

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