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Dicas nutricionais para controle diabetes


Dra. Fabiana Barbosa Pacheco – Nutricionista RS

→ cereais, leguminosas e grãos: arroz, milho, trigo, aveia, centeio, cevada, pão, massas:

  • procure sempre ter um alimento desse grupo em cada refeição;
  • dê preferência aos cereais integrais, pois são ricos em fibras, retardam, a absorção, dos carboidratos e são mais nutritivos que os refinados;
  • escolha sempre cores variados, de frutas e verduras, pois cada cor representa um tipo diferente de vitamina e esses pigmentos protegem nosso corpo de inúmeras doenças ( vitaminas antioxidantes);
  • prefira o consumo de leguminosas com o grão ( feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, etc). pois contêm firas solúveis que reduzem e retardam a digestão e absorção dos carboidratos;
  • use mais o arroz integral e sempre que possível adicione farinha integral nas preparações.

→ Verduras e frutas frescas: todas, principalmente nas cores verde ou amarelo intensos:

  • Use-os mais crus;
  • Não use verduras e frutas enlatadas, no caso de congelados verifique a fonte que congelou e o uso de molhos, sal e açúcar na sua preparação;
  • Use mais os vegetais de coloração escura ( vermelho e roxo), eles contêm licopeno que ajuda na prevenção das doenças do coração;
  • Escolha sempre as frutas e verduras da estação. Os sucos podem elevar rapidamente a glicemia, já as frutas frescas são ricas em fibras e são absorvidas mais lentamente;
  • Escolha ao menos duas porções de frutas cítricas ao dia ( laranja, kiwi, bergamota, etc), pois tem alto teor de vitamina C;

→ carnes, frios e embutidos

  • Escolha as carnes brancas e magras com mais freqüência, como por exemplo, frango, peixe;
  • Retire toda a gordura visível das carnes antes de cozinhá-las;
  • Para o preparo das carnes, dê preferência ao grelhado, cozido, ensopado, assado;
  • Use os ovos cozidos e nunca fritos, no máximo duas vezes na semana;

→ leite, iogurtes e queijos:

  • Prefira sempre os queijos magros, leites e iogurtes desnatados e, e sem presença de açúcar;
  • No caso queijos prefira ricota, minas;

→ gordura- soja, milho, canola, arroz, girassol, oliva:

  • procure não abusar da gordura ao preparar alimentos;
  • evite gorduras sólidas, ( exemplo banha);

→ líquidos

  • beba muita água durante o dia, mas não durante as refeições; a água durante as refeições atrapalha a digestão e distende o abdômen; sempre use uma hora antes ou uma hora depois;
  • Cuidado com os sucos, pois normalmente são feitos de frutas concentradas, o que pode elevar a glicemia pela quantidade de açúcar ( frutose) que contêm na fruta;
  • Não ingerir bebida alcoólicas;

→ doces e sobremesas

  • Não consuma doces como sobremesas;
  • Cuidado com os doces dietéticos, pois eles podem conter altas doses de gordura e isso pode prejudicar a sua digestão e afetar o nível glicêmico;
  • Leia os rótulos dos doces dietéticos para conhecer a sua composição.

→ adoçantes

  • Alimentos dietéticos podem ser recomendados considerando seu valor de nutrientes;
  • A maioria dos adoçantes artificiais pode ser utilizada pelos diabéticos, desde que observadas as quantidades máximas recomendadas; é aconselhável que se alterne o uso entre os diferentes tipos;
  • Não é recomendado o uso de frutose, pois pode elevar a glicemia;
  • Atualmente recomenda-se o uso de adoçantes artificiais como estévia e sucralose, que não alteram o sabor dos alimentos e são mais naturais;
  • Os refrigerantes dietéticos devem ser consumidos com moderação, pois, apesar de não alterarem os valores de glicemia, são ricos em cafeína, corantes e conservantes que não beneficiam em nada a nossa saúde;

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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

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* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …