Pular para o conteúdo principal

Imagem corporal: de um novo ângulo

Dra Paola Penoni de Vasconcelos -Nutricionista MG

“Estamos ligados ao nosso corpo como uma ostra à sua concha”. Platão

A citação acima expõe a importância que existe entre, tudo o que acontece com o nosso corpo e o nosso próprio “eu” (entendam este “eu” como o primeiro pensamento/sentimento que vem a sua mente).

E diante disso, ressalto a importância da Imagem Corporal para o tratamento/acompanhamento nutricional personalizado.

Temos a ”Imagem Corporal como uma impressão digital, pois cada indivíduo possui uma experiência corporal que é única” (CASTILHO,2001).

Possuímos duas vertentes determinantes para a nossa imagem corporal, onde uma depende da área biológica, que é a herança ancestral e outra da área cultural, que é influenciada pela localização, sociedade, parte econômica e outros.

Para você cliente/paciente que está lendo este artigo, pare e sinta o que sente em relação ao seu corpo, sinta também qual é a sua imagem corporal. Você consegue ter noção do seu tamanho? Do tamanho do seu braço ou perna, por exemplo? Qual é o grupo que você faz parte? É descendente de qual raça?

À você profissional (nutricionista), vejo que em um tratamento nutricional, lidamos com vários clientes/pacientes com distorções na imagem corporal. Por isso precisamos sempre investigar, pois serve de mais uma ferramenta poderosa para o êxito do tratamento.

De acordo com (CASTILHO,2001) devemos (clientes/profissionais):

· “Identificar quão satisfeito (ou insatisfeito) o indivíduo se encontra em relação aos vários aspectos do seu corpo;

· Examinar a avaliação de diferentes partes de seu corpo atual e como gostaria que ele fosse, quantificando, para cada região, o seu grau de importância;

· Detectar emoções negativas relacionadas à imagem corporal como ansiedade, desgosto, desesperança, raiva, inveja, vergonha ou incômodo em diferentes situações e acompanhado de diferentes pessoas;

· Reconhecer pensamentos sobre aparência física que surgem à mente ao longo de sua rotina diária;

· Perceber algumas formas de pensar, sentir ou comportar-se em relação ao corpo, tanto em termos de aparência quanto de saúde e atividade física.”

Este inquérito pode servir de indicativo para identificarmos os pacientes que possuem Transtornos Alimentares como Anorexia, Bulimia, Compulsão Alimentar, Vigorexia, Culto ao corpo perfeito. Assim todos os cuidados, cliente/paciente (procurar os profissionais certos se houver alguma suspeita) profissionais (avaliar se possui ou não algum transtorno e trabalhar juntamente com uma equipe especializada no mesmo), serão tomados com mais assertividade.

Um exercício bem simples: Pegue um giz e desenhe você mesmo no chão... depois deite em cima e peça para alguém ver se ficou na linha, fora da linha ou para dentro da linha.

Comece a se conhecer!

REFERENCIA

CASTILHO, Simone Mancini - Imagem Corporal - 1a. ed., Santo André - SP ESETec Editores Associados, 2001.


Por

Paola Penoni de Vasconcelos

Nutricionista Psicodramatista e Consteladora Familiar

À disposição para qualquer dúvida: paolapnut@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …