Pular para o conteúdo principal

Imagem corporal: de um novo ângulo

Dra Paola Penoni de Vasconcelos -Nutricionista MG

“Estamos ligados ao nosso corpo como uma ostra à sua concha”. Platão

A citação acima expõe a importância que existe entre, tudo o que acontece com o nosso corpo e o nosso próprio “eu” (entendam este “eu” como o primeiro pensamento/sentimento que vem a sua mente).

E diante disso, ressalto a importância da Imagem Corporal para o tratamento/acompanhamento nutricional personalizado.

Temos a ”Imagem Corporal como uma impressão digital, pois cada indivíduo possui uma experiência corporal que é única” (CASTILHO,2001).

Possuímos duas vertentes determinantes para a nossa imagem corporal, onde uma depende da área biológica, que é a herança ancestral e outra da área cultural, que é influenciada pela localização, sociedade, parte econômica e outros.

Para você cliente/paciente que está lendo este artigo, pare e sinta o que sente em relação ao seu corpo, sinta também qual é a sua imagem corporal. Você consegue ter noção do seu tamanho? Do tamanho do seu braço ou perna, por exemplo? Qual é o grupo que você faz parte? É descendente de qual raça?

À você profissional (nutricionista), vejo que em um tratamento nutricional, lidamos com vários clientes/pacientes com distorções na imagem corporal. Por isso precisamos sempre investigar, pois serve de mais uma ferramenta poderosa para o êxito do tratamento.

De acordo com (CASTILHO,2001) devemos (clientes/profissionais):

· “Identificar quão satisfeito (ou insatisfeito) o indivíduo se encontra em relação aos vários aspectos do seu corpo;

· Examinar a avaliação de diferentes partes de seu corpo atual e como gostaria que ele fosse, quantificando, para cada região, o seu grau de importância;

· Detectar emoções negativas relacionadas à imagem corporal como ansiedade, desgosto, desesperança, raiva, inveja, vergonha ou incômodo em diferentes situações e acompanhado de diferentes pessoas;

· Reconhecer pensamentos sobre aparência física que surgem à mente ao longo de sua rotina diária;

· Perceber algumas formas de pensar, sentir ou comportar-se em relação ao corpo, tanto em termos de aparência quanto de saúde e atividade física.”

Este inquérito pode servir de indicativo para identificarmos os pacientes que possuem Transtornos Alimentares como Anorexia, Bulimia, Compulsão Alimentar, Vigorexia, Culto ao corpo perfeito. Assim todos os cuidados, cliente/paciente (procurar os profissionais certos se houver alguma suspeita) profissionais (avaliar se possui ou não algum transtorno e trabalhar juntamente com uma equipe especializada no mesmo), serão tomados com mais assertividade.

Um exercício bem simples: Pegue um giz e desenhe você mesmo no chão... depois deite em cima e peça para alguém ver se ficou na linha, fora da linha ou para dentro da linha.

Comece a se conhecer!

REFERENCIA

CASTILHO, Simone Mancini - Imagem Corporal - 1a. ed., Santo André - SP ESETec Editores Associados, 2001.


Por

Paola Penoni de Vasconcelos

Nutricionista Psicodramatista e Consteladora Familiar

À disposição para qualquer dúvida: paolapnut@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas