Pular para o conteúdo principal

QUEIJO: saiba mais sobre este alimento



Dra Adriana Mendes Abreu – Nutricionista SP

O queijo é um alimento derivado do leite e sua composição nutricional varia de acordo com a tecnologia e o tipo de leite utilizado. A maioria deles possui elevado teor de proteínas de alto valor biológico e de minerais, entre eles o cálcio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece alguns benefícios ao organismo associados ao consumo regular deste alimento: prevenir cáries, ter efeito protetor contra acidez bucal e reforçar o efeito protetor da saliva. O queijo também possui efeito pré biótico, ou seja, inibe a proliferação de bactérias patogênicas e contribui para o desenvolvimento de bactérias benéficas ao intestino.

Além de todos estes efeitos descritos, uma recente pesquisa da UNICAMP constatou que o consumo regular e moderado de queijo melhorou o sistema imunológico de pacientes soropositivos. A recomendação de ingestão diária de leite e derivados, segundo a pirâmide alimentar, é de três porções. É importante lembrar que uma porção equivale a um copo de leite, a um pote de iogurte ou a duas fatias médias de queijo. E quem prefere consumir queijo no lugar de leite? Bom há inúmeras opções. Um copo de 250 ml de leite integral possui 290 mg de cálcio, quase a mesma quantidade existente em uma fatia de 0,5 cm de queijo branco, que contém 270 mg de cálcio.

Porém é preciso ter cuidado na hora de escolher o queijo para sua alimentação. Quanto mais amarelo for o queijo maior será seu teor de gordura.

E aquelas com intolerância à lactose? Estas pessoas podem comer, com muita moderação (1 porção por dia), os queijos maturados como o camembert, chedar ou provolone, porém sem esquecer de que o teor de gordura destes queijos é alto. Segundo a Drª Rosimary Luz, nutricionista da USP, no processo de maturação, grande parte da lactose é removida com o soro do leite durante o processo de fabricação do queijo, deixando-o quase livre deste açúcar. Já os alérgicos ao leite ou ao queijo podem se beneficiar do consumo de queijo à base de soja como o tofú.

Conheça as particularidades de alguns tipos de queijo (fonte TACO):

TIPO DE QUEIJO

VALOR CALÓRICO – CÁLCIO

RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO/DIA

INFORMAÇÕES

COTTAGE

36 Kcal – 28,5 mg de cálcio

30 gr = 1 colher sopa

É magro e rico em proteínas, pode ser acompanhado de frutas e saladas

RICOTA

43 Kcal – 96 mg de cálcio

30 gr = 2 fatia de 0,5 cm

É feito com o soro resultante da fabricação de outros queijos.

QUEIJO BRANCO

67 Kcal – 270 mg de cálcio

30 gr = 1 fatia de 0,5 cm

Tem considerável teor de gordura (68%). É um dos mais populares no Brasil. Acompanha muito bem saladas, sanduíches e petiscos

MUZARELA

90 Kcal – 152 mg de cálcio

30 gr = 2 fatias finas

Tem considerável teor de gordura (63%).

PRATO

97 Kcal – 249 mg de cálcio

30 gr = 2 fatias finas

Tem considerável teor de gordura (68%)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas