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Acabe com a Retenção de Líquidos!

Dra Michelle Emily E. Santana – Nutricionista MG




Quase todo mundo já passou pela seguinte situação: pesou-se pela manhã e estava tudo bem... pesou-se à noite, no mesmo dia, e ganhou uns quilinhos! Sabe o que aconteceu? Retenção de líquidos!

O inchaço proporcionado pela água retida é muito comum e torna-se ainda mais intenso quando o consumo de sódio é excessivo, nos dias que antecedem a menstruação e durante o uso de medicamentos a base de corticóides.

Esteticamente, a retenção hídrica não é nada agradável: além de dar a impressão de ganho de peso, acentua a celulite! O bom é que, mais uma vez, a alimentação pode ser sua aliada!

Alimentos a Serem Evitados:
Sal de adição – retirar o saleiro da mesa e preparar comidas menos salgadas
Embutidos – salsichas, presuntos, lingüiças, mortadelas
Caldos concentrados industrializados
Sopas industrializadas em pó
Enlatados e conservas
Glutamato monossódico (realçador de sabor)
Salgadinhos de pacote, tipo snack
Queijos duros e amarelos – mussarela, parmesão, provolone


Alimentos a Serem Incluídos no Dia a Dia:
Água – mínimo de 2 litros ao dia
Frutas diuréticas – melancia, abacaxi, uva, pêra, melão, mamão, limão e laranja
Vegetais diuréticos – aipo, tomate, pepino, alcachofra, agrião, alface, berinjela, abóbora, repolho e cenoura
Ervas e especiarias – salsa, coentro, hortelã, cebolinha, alfavaca e cominho
Chás – verde, cavalinha, dente-de-leão, hibisco e chapéu-de-couro
Fontes de potássio – feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa, laranja e água de coco

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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

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* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …