Pular para o conteúdo principal

Alimentos Funcionais


Por Dra. Viviane Souza Silva - Nutricionista SP

Alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos para a saúde e funcionamento do organismo através da atuação de um ou mais nutrientes.

Suas propriedades funcionais relacionadas à saúde podem ser provenientes de constituintes normais desses alimentos como no caso das fibras e dos antioxidantes, presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. O consumo destes alimentos deve ser regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. Outra dica é substituir em parte o consumo de carne bovina, embutidos e outros produtos à base deste por peixes ricos em ômega 3.
Entretanto deve-se levar em consideração, que a capacidade desses alimentos de influenciar a saúde humana depende também de vários outros fatores, como interações com outros componentes da dieta, da biodisponibilidade e da quantidade consumida, do estado físico, fatores comportamental e genética do indivíduo.
Esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada.
Exemplo de alguns alimentos funcionais:
Betacaroteno: ajuda a diminuir o risco de câncer. Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento. Pode se encontrar na abóbora, cenoura, mamão, manga, espinafre, couve.
Isoflavonas: alivia os sintomas da menopausa. Por ter uma estrutura química parecida com a do estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual. São encontrados na soja e seus derivados.
Licopeno: está relacionado à redução do risco de câncer de próstata. No organismo age reparando ou evitando os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer. Pode ser encontrado no tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.
Probióticos: são microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal. Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino. São encontrados em iogurtes e leite fermentado
Omega 3: Reduz o risco de doenças cardiovasculares. Age na redução dos níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue. Pode se encontrar: peixes de água fria, como salmão e truta, sardinha, óleo de peixes, linhaça entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas