Alimentos Funcionais


Por Dra. Viviane Souza Silva - Nutricionista SP

Alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos para a saúde e funcionamento do organismo através da atuação de um ou mais nutrientes.

Suas propriedades funcionais relacionadas à saúde podem ser provenientes de constituintes normais desses alimentos como no caso das fibras e dos antioxidantes, presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. O consumo destes alimentos deve ser regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. Outra dica é substituir em parte o consumo de carne bovina, embutidos e outros produtos à base deste por peixes ricos em ômega 3.
Entretanto deve-se levar em consideração, que a capacidade desses alimentos de influenciar a saúde humana depende também de vários outros fatores, como interações com outros componentes da dieta, da biodisponibilidade e da quantidade consumida, do estado físico, fatores comportamental e genética do indivíduo.
Esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada.
Exemplo de alguns alimentos funcionais:
Betacaroteno: ajuda a diminuir o risco de câncer. Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento. Pode se encontrar na abóbora, cenoura, mamão, manga, espinafre, couve.
Isoflavonas: alivia os sintomas da menopausa. Por ter uma estrutura química parecida com a do estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual. São encontrados na soja e seus derivados.
Licopeno: está relacionado à redução do risco de câncer de próstata. No organismo age reparando ou evitando os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer. Pode ser encontrado no tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.
Probióticos: são microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal. Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino. São encontrados em iogurtes e leite fermentado
Omega 3: Reduz o risco de doenças cardiovasculares. Age na redução dos níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue. Pode se encontrar: peixes de água fria, como salmão e truta, sardinha, óleo de peixes, linhaça entre outros.

1 comentários:

Renata Fontes disse...

Saúde é muito importante pra mim. Tenho um blog http://www.sapatos.net onde publico artigos. já são temas de muitos estudos médicos e já foi cientificamente comprovado que o uso de scarpins, tênis ou saltos inadequados pode causar sérias lesões nos tendões e articulaçães, sendo umas das principais causas de problemas como o joanete e dores de coluna, isso sem falar das bolhas e calosidades geradas por calçados apertados e  desconfortáveis.

1/3/12

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO