Pular para o conteúdo principal

Como Guardar Alimentos Acondicionamento


Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS


Após inúmeras discussões sobre o assunto, resolvi escrever o primeiro artigo sobre o acondicionamento de alimentos. Com as altas temperaturas que estamos enfrentando, o cuidado com os alimentos deve ser redobrado. Basta apenas um descuido para que o produto que acabou de sair do supermercado, se torne impróprio para o consumo.

Não foram poucos os casos de pessoas que, ao chegar em casa, perceberam que a data de fabricação do alimento correspondia ao dia seguinte. Alguns supermercados remarcam os seus produtos para que os consumidores acreditem estar adquirindo um alimento “fresquinho”, quando na verdade o produto já está por vencer. Muita atenção aos rótulos! Em primeiro lugar, verifique as datas de fabricação e validade dos produtos, e confira os carimbos de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal nos produtos de origem animal. Observe se as propriedades organolépticas do produto como a cor, odor e textura correspondem às características do alimento. Os alimentos congelados, por exemplo, não devem apresentar cristais de gelo ou líquido dentro da embalagem, pois significa que em algum momento ele foi descongelado, e isso cria condições de temperatura para as bactérias se multiplicarem. Por último, alimentos perecíveis devem ser os últimos a entrarem no carrinho. Isso vale para carnes, frangos, queijos, congelados e refrigerados em geral. Essa é a maneira de evitar que os microrganismos se desenvolvam à temperatura ambiente.

Após as compras, cuidado com a manutenção da temperatura de transporte! Nada de ir à lavanderia, buscar o filho na escola, passar na costureira, enquanto os alimentos aguardam no carro, à temperatura ambiente. Os alimentos perecíveis devem permanecer o menor tempo possível às temperaturas que variam de 5ºC a 60ºC. Nos casos em que o tempo de transporte for muito longo, o ideal é armazenar os alimentos perecíveis em bolsas térmicas. Ainda assim, deve-se tomar o cuidado para que a temperatura nessas bolsas seja inferior a 5ºC.

Para o armazenamento na geladeira, devemos respeitar a seguinte regra: produtos prontos para o consumo, como saladas e sobremesas, devem ficar nas prateleiras de cima; produtos quase prontos, ou seja, aqueles que ainda passarão por processo de cocção (cozimento, fritura), ficam no meio; e os alimentos crus (carnes, frango) que serão descongelados, devem ser colocados na prateleira de baixo. Desta forma evitamos que o alimento que esteja descongelando, possa contaminar o alimento que está pronto para o consumo.

Pequenos cuidados podem garantir a qualidade do alimento. Não permita que um pequeno descuido possa causar complicações à sua saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal