Como Guardar Alimentos Acondicionamento


Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS


Após inúmeras discussões sobre o assunto, resolvi escrever o primeiro artigo sobre o acondicionamento de alimentos. Com as altas temperaturas que estamos enfrentando, o cuidado com os alimentos deve ser redobrado. Basta apenas um descuido para que o produto que acabou de sair do supermercado, se torne impróprio para o consumo.

Não foram poucos os casos de pessoas que, ao chegar em casa, perceberam que a data de fabricação do alimento correspondia ao dia seguinte. Alguns supermercados remarcam os seus produtos para que os consumidores acreditem estar adquirindo um alimento “fresquinho”, quando na verdade o produto já está por vencer. Muita atenção aos rótulos! Em primeiro lugar, verifique as datas de fabricação e validade dos produtos, e confira os carimbos de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal nos produtos de origem animal. Observe se as propriedades organolépticas do produto como a cor, odor e textura correspondem às características do alimento. Os alimentos congelados, por exemplo, não devem apresentar cristais de gelo ou líquido dentro da embalagem, pois significa que em algum momento ele foi descongelado, e isso cria condições de temperatura para as bactérias se multiplicarem. Por último, alimentos perecíveis devem ser os últimos a entrarem no carrinho. Isso vale para carnes, frangos, queijos, congelados e refrigerados em geral. Essa é a maneira de evitar que os microrganismos se desenvolvam à temperatura ambiente.

Após as compras, cuidado com a manutenção da temperatura de transporte! Nada de ir à lavanderia, buscar o filho na escola, passar na costureira, enquanto os alimentos aguardam no carro, à temperatura ambiente. Os alimentos perecíveis devem permanecer o menor tempo possível às temperaturas que variam de 5ºC a 60ºC. Nos casos em que o tempo de transporte for muito longo, o ideal é armazenar os alimentos perecíveis em bolsas térmicas. Ainda assim, deve-se tomar o cuidado para que a temperatura nessas bolsas seja inferior a 5ºC.

Para o armazenamento na geladeira, devemos respeitar a seguinte regra: produtos prontos para o consumo, como saladas e sobremesas, devem ficar nas prateleiras de cima; produtos quase prontos, ou seja, aqueles que ainda passarão por processo de cocção (cozimento, fritura), ficam no meio; e os alimentos crus (carnes, frango) que serão descongelados, devem ser colocados na prateleira de baixo. Desta forma evitamos que o alimento que esteja descongelando, possa contaminar o alimento que está pronto para o consumo.

Pequenos cuidados podem garantir a qualidade do alimento. Não permita que um pequeno descuido possa causar complicações à sua saúde!

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO