Pular para o conteúdo principal

Nutrição Esportiva Dieta


POR Dra Ana Cláudia Silva

A disciplina presente nos treinos deve também ser estendida para a alimentação. Muitas pessoas fazem da malhação uma desculpa: “Ah... vou comer mais um pouquinho... amanhã eu desconto na hora de malhar....”. Mas no outro dia podemos estar indispostos, pode faltar tempo pra malhar... enfim, podemos não ter a oportunidade de descontar!

Por isso a melhor opção é aliar um treino e alimentação personalizados, de acordo com horários, situação financeira e preferências.

Abaixo seguem algumas dicas:
Não faça exercícios em jejum! Seu corpo precisa da energia, principalmente dos carboidratos para evitar o consumo de proteína. Porém atente para os alimentos a serem consumidos.

Alimentos com alto índice glicêmico, pouco antes do exercício, podem contribuir para mal estar durante a malhação e até mesmo desencadear um quadro chamado de hipoglicemia de rebote.

Atenção para a hidratação! Quem realiza exercícios físicos têm uma maior perda de água pelo suor, e não pode descuidar da reposição. Lembre-se que a hidratação inadequada irá interferir no desempenho do treino. 

• Assim como qualquer pessoa, quem malha precisa de uma dieta equilibrada, composta por alimentos de todos os grupos alimentares. Pois dessa forma garantimos a ingestão de micronutrientes com grande influência sobre o desempenho.

Os suplementos alimentares, se necessários; devem ser indicados por um profissional que irá avaliar qual o melhor tipo, a quantidade recomendada e horários mais favoráveis para o consumo.

Diminuição do percentual de gordura, aumento de massa magra, melhorar o desempenho... as razões para buscar mudanças na alimentação são diversas, portanto lembre-se de procurar um profissional qualificado que irá desenvolver um plano alimentar individualizado para atender às suas expectativas e contribuir para uma melhor qualidade de vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caloria dos Pães

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...