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Orientações Intolerância a Lactose

por Dra. Edlayne Gomes - Nutricionista Piauí


O leite costuma ser chamado de alimento perfeito. Mas cerca de 50 milhões de adultos nos EUA discordam. Eles sofrem de intolerância à lactose e, para eles, beber leite ou comer seus derivados cria gases, estufa o abdome e dá cãibras.

A lactose é o açúcar do leite e uma enzima chamada lactase costuma ser a responsável por quebrar a lactose no seu aparelho digestivo depois que você consome leite ou qualquer de seus derivados. 

Algumas pessoas, contudo, não produzem a enzima lactase em quantidade suficiente para digerir a lactose que consomem. Elas podem ter deficiência dessa enzima. 

Dependendo do grau de deficiência, consumir laticínios, tais como sorvete ou queijo cottage, pode disparar surtos de náusea, cãibras, isensação de estufamento, gases ou diarréia, normalmente cerca de 30 minutos depois.

NESTE CASO a dieta deve ser isenta ou controlada em lactose, ou seja, em alguns indivíduos pode haver tolerância de até 120 ml (6g de lactose) de leite principalmente o integral.  Atentar para queijos processados ou alimentos industrializados que contenham leite em pó. 

Prefira: Derivados de soja (leite de soja, tofu, iogurte de soja)

Evite: Sacarose (açúcar comum, mascavo, mel, melado ou produtos que a contenham); lactose  (leite de vaca, produtos industrializados/caseiros como bolos, tortas, pudins que contenham lactose em sua composição); folhosos em excesso, frituras, salgadinhos, hortaliças e frutas laxativas.

Mas essa patologia pode ser passageira, por isso é muito importante o acompanhamento do médico e  Nutricionista.


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Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

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