Dicas para Consumir Soja

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG


Ainda não tão comum no prato dos brasileiros, a soja é uma leguminosa FUNCIONAL, de ALTO VALOR NUTRITIVO. 

Após conhecermos os benefícios da soja, você se sentirá motivado a adotar esse hábito de consumi-la, confira:

Além de conter aminoácidos essenciais, é fonte de vitaminas, sais minerais e fibras. Os principais compostos minerais são: potássio, sódio, cálcio, magnésio, enxofre e fósforo. Já as vitaminas hidrossolúveis encontradas na soja são: riboflavina, niacina, biotina, ácido fólico, inositol e colina. As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas A e E. 

Além dos benefícios já mencionados, a soja possui as ISOFLAVONAS (FITOESTRÓGENOS), neutralizam os radicais livres estes prejudiciais à saúde, pois se relacionam com: ENVELHECIMENTO, CÂNCER, E DOENÇAS CARDIOVASCULARES. 

Os fitoestrógenos atuam na PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO, PRÓSTATA, MAMA, EFEITOS PRÉ E PÓS MENOPAUSA, OSTEOPOROSE, DOENÇAS VASCULARES, OBESIDADE, além de outras patologias.
De forma geral, são os produtos de soja menos processados que apresentam os maiores benefícios, como por exemplo: farinha de soja integral, grãos de soja torrados, proteína de soja.

DICAS DE PREPARAÇÃO DA SOJA:

A Proteína Texturizada de Soja pode ser preparada como a carne moída (em recheios, molhos;etc.), e também podem ser usadas em saladas;

Já as farinhas de soja, podem ser usadas em bolos, tortas, salgados e doces;

Iogurte de soja, já tem no supermercado várias opções;

O leite pode ser usado no lugar do leite de vaca e em preparações e confecções de massas e bolos.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO