Pular para o conteúdo principal

Matérias | Dicas de Verão



O verão chegou... passeios, viagens, férias. Mas, é importante cuidar da alimentação para ter disposição e muita energia para aproveitar o que o verão oferece. Para auxiliar nesse cuidado, segue algumas dicas:

É comum casos de desidratação nesta época do ano. Para evitar beba no mínimo 2 litros de líquido por dia. Faça uso da água de coco!  

- Use os alimentos ricos em betacaroteno como: manga, cenoura, laranja, mamão, pêssego, folhas verde-escuras, abóbora, etc. Além de terem grande quantidade de antioxidantes (retardam o envelhecimento e podem prevenir doenças), eles proporcionam à pele um bronzeamento bonito e duradouro; 

- Evite alimentos muitos calóricos: frituras, preparações feita com coco, empadas, coxinhas, sorvetes, chocolates, azeite de dendê;

- Evite refrigerantes, mesmo diet; além de ser bebidas calóricas, contém excesso de sal, podendo levar a inchaços, celulites e formação de radicais livres (envelhecimento precoce). Faça uso de água de coco, suco de frutas e picolés de frutas; 

- Mexa-se. Aproveite o calor para fazer uma corrida, caminhadas, andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar vôlei com os amigos, etc.  

- Use sempre boné, protetor solar e óculos de sol com proteção contra os raios UVA, UVB e UVC. Exponha ao sol até às 10hs ou após às 16hs;

- Aproveite e curta o verão. O que vale é descarregar a tensão acumulada do dia-a-dia e relaxar.



Divirtam-se!

Comentários

Ana Cleide disse…
Adorei as dicas.
Estou recomeçando mais uma vez. E é sempre importante ler algo que contribua para o emagrecimento saudável.

Tenham um ótimo fim de semana!
jefhcardoso disse…
Olá! Chamo-me Jefhcardoso e costumo sair visitando os blogs de todo mundo, ao acaso.
Num desses passeios encontrei este blog (bazarflordemenina) e achei interessante a grande quantidade de seguidores ou seguidoras (2.478).
Resolvi comentar nele e até fiz uma citação no meu blog. Porém não obtive resposta.

Pensei aqui: _Será que moças vaidosas curtem literatura?! Afinal muitas são blogueiras.
Decidi então entrar em contato com as seguidoras, a fim de descobrir se meu blog de contos, poesias e crônicas é capaz de agradar essas moças vaidosas e tal.

Meu blog é o http://jefhcardoso.blogspot.com espero a sua visita e comentário. A citação que fiz a este blog foi na postagem do dia 09.01.10.

Abraço: Jefhcardoso.
Kilza Miranda disse…
Olá Jef bom dia! Seja bem-vindo ao [Dicas de Nutrição]. Parabéns pelo Blog. Tenha uma ótima semana!
Arle disse…
Oi Kilza!

AS Dicas estão otimas mesmo! Algumas eu já errei mas procurarei corrigir!
Aproveitei hoje e peguei a cópia dos varios sucos (da beleza total, digestivo, etc). Pelo menos alguns deles quero fazer neste verão!
Super bj e Feliz 2010 ( Atrasado!!!!)
Kilza Miranda disse…
Ei Arle seja bem-vinda ao [Dicas de Nutrição]. Obrigada e também desejo um Feliz 2010!!

Ótima semana!
Anônimo disse…
Estou seguindo a orientação do cardápio de alimentos com ação antiinflamatória e tenho observado os resultados. Neste faço uso do suco de uva integral(200ml) o qual possui bastante açúcar, sim? Posso fazer uso da água de côco em substituição? Informo ainda que as frutas que ingiro e que contém açúcar, além da uva, são o mamão, o melão e a ameixa vermelha.
Kilza Miranda disse…
Boa Tarde, dê preferência ao suco de uva sem açúcar e sem adoçante, ou seja, na forma natural. A água-de-coco tem propriedades diferentes que o suco de uva, acrescente também a água-de-coco em sua alimentação! Em relação as frutas, caso não tenha diabetes, poderá ingerir normalmente, mas procure variar!

Abraços e sucessos!
joana paula disse…
Ola Primeiramente quero parabenizar a Nutricionista Kilza pela excelente ideia em montar um blog tao importante para a manutencao das nossas vidas!
Nutricao é td e quem nao percebe isso esta nadando contra a correnteza!!!Os reflexos de uma boa nutricao vem atraves de uma alimentacao adequada!!!

mas gostaria de tirar uma duvida que mts nutricionistas falam e nao argumentam sobre o assunto:
A onda de alimentos diet vem disseminando as prateleiras dos supermercados e sem contar q agora virou meio que moda rs, mas enfim esses produtos possuem um teor consideravel de sodio que tb é tido como um vilao para a nossa saude,entao a pergunta é a seguinte, qual é a melhor opcao,escolher entre um produto com mais acucar ou outro com mais sodio...
bem, minha questao é essa se puder me ajudar fico grata Kilza!!!

Gostaria de divulgar meu blog de atualidades...
http://joana-sradasletras.blogspot.com/

faca uma visita por lah tb!!!
Bju gde

JOANA PAULA
Kilza Miranda disse…
Olá Joana boa tarde, obrigada pelos elogios!
Devemos ter atenção aos produtos diet, pois eles mais indicados para diabéticos e nem sempre um produto diet é menos calórico que um produto convencional, um exemplo é o chocolate diet, dependendo o diet é mais calórico que um chocolate normal.
Já os produtos light são mais indicados para quem deseja emagrecer, devido a baixa caloria.
Sobre o teor de sal, é importante ter o hábito da leitura dos rôtulos de alimentos, pois o excesso pode elevar a pressão arterial, levar a retenção de líquidos...
Já um produto com muita açúcar tem mais calorias, pode levar a cáries, ansiedade...
O ideal seria uma alimentação com menor teor de açúcar e de sal.

Procure dar preferência a alimentos mais in natura e integrais e menos aos industrializados.

Grande abraço e obrigada pela visita. Volte sempre!
André disse…
Encontrei o blog no Google e tenho visitado-o sempre que posso. Também sou nutricionista (formei-me recentemente) e quero dar os Parabéns à(s) autora(s) das postagens no blog. Muito interessantes. Grande abraço e que iniciativas como essa se multipliquem para que a área da Nutrição possa ser, cada vez mais, valorizada.
André disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Olá André Bom Dia! Agradecemos sua visita e elogios pelas matérias, estamos melhorando a cada dia. Aproveito e venho lhe convidar para fazer parte da equipe, favor enviar seus dados para o email dicasdenutricao@hotmail.com

Bom final de semana!

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:
* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de …

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

7-Não reutilize o óleo de fritura, …