Pular para o conteúdo principal

Matérias | Dicas de Verão



O verão chegou... passeios, viagens, férias. Mas, é importante cuidar da alimentação para ter disposição e muita energia para aproveitar o que o verão oferece. Para auxiliar nesse cuidado, segue algumas dicas:

É comum casos de desidratação nesta época do ano. Para evitar beba no mínimo 2 litros de líquido por dia. Faça uso da água de coco!  

- Use os alimentos ricos em betacaroteno como: manga, cenoura, laranja, mamão, pêssego, folhas verde-escuras, abóbora, etc. Além de terem grande quantidade de antioxidantes (retardam o envelhecimento e podem prevenir doenças), eles proporcionam à pele um bronzeamento bonito e duradouro; 

- Evite alimentos muitos calóricos: frituras, preparações feita com coco, empadas, coxinhas, sorvetes, chocolates, azeite de dendê;

- Evite refrigerantes, mesmo diet; além de ser bebidas calóricas, contém excesso de sal, podendo levar a inchaços, celulites e formação de radicais livres (envelhecimento precoce). Faça uso de água de coco, suco de frutas e picolés de frutas; 

- Mexa-se. Aproveite o calor para fazer uma corrida, caminhadas, andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar vôlei com os amigos, etc.  

- Use sempre boné, protetor solar e óculos de sol com proteção contra os raios UVA, UVB e UVC. Exponha ao sol até às 10hs ou após às 16hs;

- Aproveite e curta o verão. O que vale é descarregar a tensão acumulada do dia-a-dia e relaxar.



Divirtam-se!

Comentários

Ana Cleide ♥ disse…
Adorei as dicas.
Estou recomeçando mais uma vez. E é sempre importante ler algo que contribua para o emagrecimento saudável.

Tenham um ótimo fim de semana!
Jeferson Cardoso disse…
Olá! Chamo-me Jefhcardoso e costumo sair visitando os blogs de todo mundo, ao acaso.
Num desses passeios encontrei este blog (bazarflordemenina) e achei interessante a grande quantidade de seguidores ou seguidoras (2.478).
Resolvi comentar nele e até fiz uma citação no meu blog. Porém não obtive resposta.

Pensei aqui: _Será que moças vaidosas curtem literatura?! Afinal muitas são blogueiras.
Decidi então entrar em contato com as seguidoras, a fim de descobrir se meu blog de contos, poesias e crônicas é capaz de agradar essas moças vaidosas e tal.

Meu blog é o http://jefhcardoso.blogspot.com espero a sua visita e comentário. A citação que fiz a este blog foi na postagem do dia 09.01.10.

Abraço: Jefhcardoso.
Olá Jef bom dia! Seja bem-vindo ao [Dicas de Nutrição]. Parabéns pelo Blog. Tenha uma ótima semana!
Arlesandra disse…
Oi Kilza!

AS Dicas estão otimas mesmo! Algumas eu já errei mas procurarei corrigir!
Aproveitei hoje e peguei a cópia dos varios sucos (da beleza total, digestivo, etc). Pelo menos alguns deles quero fazer neste verão!
Super bj e Feliz 2010 ( Atrasado!!!!)
Ei Arle seja bem-vinda ao [Dicas de Nutrição]. Obrigada e também desejo um Feliz 2010!!

Ótima semana!
Anônimo disse…
Estou seguindo a orientação do cardápio de alimentos com ação antiinflamatória e tenho observado os resultados. Neste faço uso do suco de uva integral(200ml) o qual possui bastante açúcar, sim? Posso fazer uso da água de côco em substituição? Informo ainda que as frutas que ingiro e que contém açúcar, além da uva, são o mamão, o melão e a ameixa vermelha.
Boa Tarde, dê preferência ao suco de uva sem açúcar e sem adoçante, ou seja, na forma natural. A água-de-coco tem propriedades diferentes que o suco de uva, acrescente também a água-de-coco em sua alimentação! Em relação as frutas, caso não tenha diabetes, poderá ingerir normalmente, mas procure variar!

Abraços e sucessos!
joana paula disse…
Ola Primeiramente quero parabenizar a Nutricionista Kilza pela excelente ideia em montar um blog tao importante para a manutencao das nossas vidas!
Nutricao é td e quem nao percebe isso esta nadando contra a correnteza!!!Os reflexos de uma boa nutricao vem atraves de uma alimentacao adequada!!!

mas gostaria de tirar uma duvida que mts nutricionistas falam e nao argumentam sobre o assunto:
A onda de alimentos diet vem disseminando as prateleiras dos supermercados e sem contar q agora virou meio que moda rs, mas enfim esses produtos possuem um teor consideravel de sodio que tb é tido como um vilao para a nossa saude,entao a pergunta é a seguinte, qual é a melhor opcao,escolher entre um produto com mais acucar ou outro com mais sodio...
bem, minha questao é essa se puder me ajudar fico grata Kilza!!!

Gostaria de divulgar meu blog de atualidades...
http://joana-sradasletras.blogspot.com/

faca uma visita por lah tb!!!
Bju gde

JOANA PAULA
Olá Joana boa tarde, obrigada pelos elogios!
Devemos ter atenção aos produtos diet, pois eles mais indicados para diabéticos e nem sempre um produto diet é menos calórico que um produto convencional, um exemplo é o chocolate diet, dependendo o diet é mais calórico que um chocolate normal.
Já os produtos light são mais indicados para quem deseja emagrecer, devido a baixa caloria.
Sobre o teor de sal, é importante ter o hábito da leitura dos rôtulos de alimentos, pois o excesso pode elevar a pressão arterial, levar a retenção de líquidos...
Já um produto com muita açúcar tem mais calorias, pode levar a cáries, ansiedade...
O ideal seria uma alimentação com menor teor de açúcar e de sal.

Procure dar preferência a alimentos mais in natura e integrais e menos aos industrializados.

Grande abraço e obrigada pela visita. Volte sempre!
André disse…
Encontrei o blog no Google e tenho visitado-o sempre que posso. Também sou nutricionista (formei-me recentemente) e quero dar os Parabéns à(s) autora(s) das postagens no blog. Muito interessantes. Grande abraço e que iniciativas como essa se multipliquem para que a área da Nutrição possa ser, cada vez mais, valorizada.
André disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Olá André Bom Dia! Agradecemos sua visita e elogios pelas matérias, estamos melhorando a cada dia. Aproveito e venho lhe convidar para fazer parte da equipe, favor enviar seus dados para o email dicasdenutricao@hotmail.com

Bom final de semana!

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes