Pular para o conteúdo principal

Chocolate Páscoa Crianças


por Dra. Deise Dantas Barcellos 

O chocolate é um alimento muito calórico e gorduroso. Para se ter uma ideia, 32% da composição nutricional dos ovos que analisamos são referentes às gorduras totais. Sendo assim, o chocolate deve ser consumido com parcimônia e em ocasiões especiais para evitar o ganho de peso e o aumento do colesterol.

Sabemos que é bem difícil evitar que as crianças comam doces. Nós, adultos, nem sempre conseguimos dar bons exemplos, não é? Mas se você deseja que os seus filhos tenham uma alimentação saudável, cabe a você controlar o que entra na sua geladeira ou dispensa.

Baseado em recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Anvisa, a PROTESTE defende que os níveis seguros de consumo de chocolate, por dia, não devem ultrapassar a tabela abaixo. Em outras palavras, até um Baton Garoto é muito para as crianças menores de 10 anos, pois ele possui 16g de chocolate.

Nesta Páscoa, que tal conversar com os seus filhos e alertá-los de que um ovo menor é mais interessante para a saúde deles do que um ovo gigante? Ou ainda, será que eles não topam trocar o ovo de páscoa por um coelhinho de pelúcia? Conversando, todo mundo se entende!

Idade
Porção de Chocolate por dia
Até 3 anos
Não recomendável
4- 6 anos
13g
7 - 10 anos
15g
Adulto
18g

Além disso, o risco de uma criança desenvolver um processo alérgico é muito grande.

Fonte:  PROTESTE

Enviado por Deise Dantas Barcellos
Nutricionista
deisedbarcellos@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes