Pular para o conteúdo principal

Bolo Turbinado com Gengibre

por Dra Rita de Cassia Sales Coutinho Caputi – Nutricionista RJ

O inverno está chegando, trazendo consigo aquele friozinho, que vem sempre acompanhado de muita fome e de alguns quilinhos a mais na balança. Você sabia que o gengibre, por ser um alimento termogênico (no seu processo digestivo, aumenta o gasto energético e a temperatura corporal), pode ajudar no emagrecimento/manutenção do peso corporal, de uma maneira deliciosa? O gengibre (Zingiber officinale) é um rizoma (raiz), uma planta herbácea da família das Zingiberáceas, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No Brasil, o gengibre chegou a menos de um século após o descobrimento, sendo cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, devido às condições de clima e de solo mais adequadas. Há vários séculos, é uma especiaria amplamente utilizada na medicina tradicional para aliviar sintomas como inflamações, doenças reumáticas e desconfortos gastrointestinais. Recentemente, seus extratos e seus principais compostos pungentes, os gingeróis, têm mostrado variada atividade biológica, incluindo efeito como agentes anti-neoplásicos, antiespasmódicos e anti- eméticos, anti-hemorrágicos, antifúngicos, antirreumáticos, anti-inflamatórios, anti-oxidantes, inibidores de enzimas, inibidores da síntese de óxido nítrico, microbicidas e protetores das células neurais. 

O 6-gingerol é o principal composto ativo presente no gengibre, responsável por sua ação termogênica. Nessa época mais fria, pode-se, inclusive, ingerir o chá de gengibre (vertendo- se água fervente em 2cm da raiz fresca, em pedaços e com a casca, cujo consumo pode ser de 3 vezes ao dia), que é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriados, congestões nasais e cólicas menstruais. Através de sua ação antisséptica, o rizoma é muito consumido também no combate às dores de garganta. Porém, por também possuir ação anestésica, o hábito de mascar gengibre e logo após fazer uso excessivo da voz (cantar, falar, etc), não é muito recomendado, pois a “anestesia tópica” diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de irritações posteriores. 

Pois então, aí vai uma receita que irá esquentar o seu inverno! 

Ingredientes:
• 10cm de gengibre, bem lavado e com a casca 
• 2 ovos 
• ½ xícara de chá de leite desnatado 
• Cerca de ¾ de xícara de chá de óleo vegetal 
• Raspas de 1 limão
• 1 pitadinha de sal Bater bem estes ingredientes no liquidificador, até obter um creme. Colocar em uma tigela, contendo: 
• 1 xícara de chá de farinha de trigo 
• 1 xícara de chá de farinha de aveia 
• 1 xícara de chá de adoçante (sucralose) 

Modo de Preparo:
Misturar muito bem o creme com os ingredientes secos, até que a massa torne- se homogênea. Finalmente, acrescentar 1 colher de sopa de fermento em pó, misturando delicadamente até distribuir igualmente o fermento pela massa. Colocar em fôrma untada com um fio de óleo vegetal e polvilhada com farelo de aveia; assar em forno médio (entre 200° e 230°C), por 40 minutos, ou até que, ao se espetar um palito na massa, esse saia seco. 
BOM APETITE! 
Rendimento: Cerca de 16 pedaços/fatias de 175kcal cada. 

Referências:
JUSTO, Oselys Rodriguez et al. Avaliação do potencial antioxidante de extratos ativos de plantas obtidos por extração com fluido supercrítico. Quím. Nova [online]. 2008, vol.31, n.7, pp. 1699-1705. ISSN 0100-4042. 
 http://cyberdiet.terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas