Pular para o conteúdo principal

Dicas de congelamento de alimentos




Está com o congelador ou o freezer sem lugar para mais nada?
Seguem algumas dicas de congelamento e acondicionamento de alimentos congelados.
Fazer pratos com antecedência e congelá-los poupa tempo e esforço.
Você passará menos tempo na cozinha, reduzirá o número de idas ao supermercado e sempre terá refeições prontas para levar ao forno ou ao micro-ondas. Ao preparar as receitas, dobre as quantidades para poder congelar depois, ou reserve um dia inteiro para fazer vários pratos e congelá-los.
É necessário um bom planejamento para evitar desperdício de tempo e ingredientes.



Fique atento às orientações!!!
  • Evite fazer muitas porções de um mesmo prato. Cuidado para o cardápio não ficar repetitivo.
  • Não congele porções de sopa com mais de 600 ml. A quantidade ideal por pessoa é 
  • Recomenda-se congelar os molhos em porções de tamanhos variados. Lembre-se de fazer várias porções individuais. Esta prática é validaquando apenas uma pessoa vai comer.
·    Se for congelar grandes quantidades de vários alimentos, use recipientes de cores diferentes, etiquetas e um sistema particular de cores para identificação.
·    A gaveta do congelador não mantém a temperatura tão baixa; a comida posta ali resfriará mais lentamente.
  • Coloque os recipientes e formas de gelo dentro do congelador se quiser resultados rápidos; depois, embrulhe-os em camada dupla de filme de PVC ou ponha em saquinhos.
·    Quando colocar um recipiente com comida no congelador deixe bastante espaço livre em volta para que congele mais rápido. Depois, se quiser, tire o alimento do pote e embrulhe em papel-alumínio, filme de PVC (camada dupla) ou sacos de fecho hermético.
·    Lembre-se que a comida congelada logo depois de preparada tem gosto melhor quando descongelada.
·    Legumes pré-cozidos congelados se mantêm frescos e podem ser postos em sacos, que ocupam menos espaços.
·    Alterne o lugar dos alimentos no congelador para consumir tudo no prazo de validade. O primeiro prato a entrar deve ser o primeiro a sair!
  • Lembrando que a forma mais segura de descongelar alimentos é deixá-los na geladeira durante a noite. Assim, eles manterão o sabor e a textura originais. Quando terminar o descongelamento, não demore para esquentar os alimentos.
Curiosidades...
Cream cheese e queijo cottage ficam aguados ou talhados, assim como o creme de leite – a menos que tenha sido batido antes.
A maionese também talhará quando descongelada.
Comidas gordurosas ficam mais pesadas e podem se tornar rançosas.
 Ingredientes de saladas, como pepino, alface, aipo e tomate ficam aguados após o descongelamento.
Caso não saiba se determinado alimento congela bem, teste com uma pequena quantidade para evitar desperdícios. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas