Pular para o conteúdo principal

Dieta primeiros três meses gestação


DURANTE A GESTAÇÃO, FLORES E DESCONFORTOS...

Todos os mimos, cuidados e claro, a grande espera para ver o rostinho do bebê sempre existem. Mas não apenas estes muitas mães, e não poucas se queixam quanto aos desconfortos (comuns) ocorridos durante a gravidez. Cita- se náuseas, vômitos, azia, constipação. Mas não há porque se desesperar: basta tomar algumas preucações!

Se houver constipação intestinal, o que pode ser acarretado por hábitos alimentares errôneos, sedentarismo e baixa ingestão de líquidos, basta aumentar a ingestão de fibras através de frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa), vegetais crus e cereias integrais, além de mastigar bem os alimentos, como também aumentar a ingestão de líquidos e procurar se movimentar, ao menos que haja contra- indicação médica.

Se náuseas e vômitos indicam- se fracionar a dieta, ou seja, comer várias vezes ao longo do dia de maneira equilibrada (menor volume), evitar condimentos picantes e preferir alimentos sólidos de manhã e ricos e carboidrato (geléias, biscoitos, torradas). E também, evita- se deitar após as grandes refeições (almoço e jantar).

Se azia fraciona- se a dieta com menor volume, evita- se chá, café, doces e frituras (para não favorecer o refluxo), e, se ingerir leite, evitar que este seja ingerido unicamente na refeição, para não estimular a secreção gástrica. Respaldo para que a ingestão de leite não só pode como deve existir! E também, deve- se evitar deitar após grandes refeições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Sopa de alho-poró com hortelã

Calorias por porção: 40 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de alho-poró Água Folhas de hortelã Sal a gosto Modo de preparo: Corte o alho-poró em rodelas e coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias e retire do fogo. Em seguida, bata o alho-poró em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de hortelã. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique hortelã picada sobre o creme e despeje um fio de azeite.

Sopa de tomate com manjericão

Calorias por porção: 60 calorias Rendimento: 2 porções Ingredientes: 500 g de tomate Água Folhas de manjericão Sal a gosto Modo de preparo: Corte os tomates mantendo as sementes e a pele. Coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-los. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios e retire do fogo Em seguida, bata os tomates em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de manjericão. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique manjericão picado sobre o creme e despeje um fio de azeite.