Os benefícios do KIWI


por Dra. Viviane Souza Silva - Nutricionista SP

 
O kiwi é uma fruta típica de regiões de clima temperado, é considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C e uma boa fonte de vitamina E, potássio e fibras dietéticas, além de ser rica em potássio, cálcio e fósforo.
As categorias principais de fitoquímicos encontrados no kiwi incluem B-caroteno, compostos fenólicos e flavanóides, entre outros, que possuem capacidade antioxidante, como a luteína e zeaxantina, antioxidantes associados à saúde dos olhos. Os antioxidantes reduzem o risco do câncer, previnem doenças artériocoronarianas, efeitos anti-inflamatórios e melhora o sistema imunológico.
Apresenta baixo teor de calorias, em cada 100 gramas há aproximadamente 50 calorias. Ele é muito usado para a fabricação de sucos e sorvetes. Pode também ser introduzido em saladas.
O fruto proporciona benefícios à saúde e as técnicas culinárias, pois com o uso deste como amaciante de carne, pode-se minimizar o consumo de produtos industrializados com a mesma finalidade.

Curiosidade: O kiwi contém actinidina, uma enzima que amacia naturalmente as carnes. Para que essa sua particularidade seja aproveitada, fatias da fruta devem ser colocadas sobre pedaços de carne por um período de 30 a 60 minutos antes de eles irem ao fogo para cozinhar, sem que com isso o seu sabor penetre na peça. A actinidina também impede a gelatina de endurecer, coagulando o leite e as sobremesas que contenham algum creme, e para que isso não aconteça deve-se escaldar a fruta antes de misturá-la a esses ingredientes, tomando-se o cuidado para não cozinhá-la demais, pois ela amole rapidamente.

Referência Bibliográfica:
http://www.suapesquisa.com/frutas/kiwi.htm
http://poderdasfrutas.com/tag/saude/page/2/

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO