Pular para o conteúdo principal

Os benefícios do KIWI


por Dra. Viviane Souza Silva - Nutricionista SP

 
O kiwi é uma fruta típica de regiões de clima temperado, é considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C e uma boa fonte de vitamina E, potássio e fibras dietéticas, além de ser rica em potássio, cálcio e fósforo.
As categorias principais de fitoquímicos encontrados no kiwi incluem B-caroteno, compostos fenólicos e flavanóides, entre outros, que possuem capacidade antioxidante, como a luteína e zeaxantina, antioxidantes associados à saúde dos olhos. Os antioxidantes reduzem o risco do câncer, previnem doenças artériocoronarianas, efeitos anti-inflamatórios e melhora o sistema imunológico.
Apresenta baixo teor de calorias, em cada 100 gramas há aproximadamente 50 calorias. Ele é muito usado para a fabricação de sucos e sorvetes. Pode também ser introduzido em saladas.
O fruto proporciona benefícios à saúde e as técnicas culinárias, pois com o uso deste como amaciante de carne, pode-se minimizar o consumo de produtos industrializados com a mesma finalidade.

Curiosidade: O kiwi contém actinidina, uma enzima que amacia naturalmente as carnes. Para que essa sua particularidade seja aproveitada, fatias da fruta devem ser colocadas sobre pedaços de carne por um período de 30 a 60 minutos antes de eles irem ao fogo para cozinhar, sem que com isso o seu sabor penetre na peça. A actinidina também impede a gelatina de endurecer, coagulando o leite e as sobremesas que contenham algum creme, e para que isso não aconteça deve-se escaldar a fruta antes de misturá-la a esses ingredientes, tomando-se o cuidado para não cozinhá-la demais, pois ela amole rapidamente.

Referência Bibliográfica:
http://www.suapesquisa.com/frutas/kiwi.htm
http://poderdasfrutas.com/tag/saude/page/2/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita leve: Salada de Kani com alface, palmito, cottage e croutons

Dra Fernanda Molina Tosi - Nutricionista MS Ingredientes: Alface americana (crua) - 80g ou 1 prato mesa Palmito (conserva) - 400g ou 4 unidades médias Tomate cereja - 60g ou 6 unidades pequenas Kanikama - 180g ou 12 unidades pequenas Maçã verde - 232g ou 2 unidades pequenas Queijo cottage - 57,5g ou 2 colheres de sopa Salsinha (crua) - 16,9g ou 1 colher de sopa Croutons integrais - 62,5g ou 1 xícara de chá Azeitona verde (conserva) - 9,6g ou 4 unidades Limão (suco para temperar) - 10ml ou 1 colher de sopa Azeite de oliva (extravirgem) - 30ml ou 3 colheres de sopa Sal refinado - 6g ou 1 colher de chá Modo de preparo: Desfie o kanikama. Corte as maçãs em cubos, os palmitos em rodelas, os tomates cerejas ao meio e pique as azeitonas. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão e reserve. Arrume as folhas de alface em uma travessa. Por cima, coloque a mistura do palmito e distribua sobre esse queijo cottage. Acrescente a salsinha, sa...

Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível: * Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo; * Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário; * Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor; * Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite; * Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes; * Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta:...

Caloria dos Pães