Pular para o conteúdo principal

Alimentação na Terceira Idade



por Dra. Flavia Francellino - Nutricionista SP



Segundo a  ONU, podem ser considerados idosos aqueles com idade superior a  65 anos nos países desenvolvidos e aqules com idade superior a 60 anos nos países em desenvolvimento, a julgar a questão socioeconômica e ambiental.
Sabe que também que o processo de envelhecimento é proveniente da senescência, que é dita como envelhecimento normal e da senilidade  que é considerada como sendo o envelhecimento patológico. Ainda assim, os idosos representam 30 a 40% da demanda dos serviços de saúde. Diante tantas considerações, endereço o assunto de cunho nutricional aos idosos.
Nesta fase da vida, é de se esperar que algumas alterações fisiológicas aconteçam e tem- se por conhecimento que há a atrofia papilas gustativas, o que acarreta uma dificuldade considerável para perceber doce/salgado e estragados; há a perda apetite, que causa a diminuição do prazer em se alimentar; há uma diminuição na secreção salivar, o que deixa a boca seca, tendo- se uma maior a necessidade de consumir  líquidos; tende- se a ter perda dos dentes, o que os leva a optar por alimentos menos sólidos podendo acarretar uma má nutrição, como também há uma diminuição da acuidade visual, levando à dificuldade para aquisição de alimentos, dentre outras alterações. Ressalto precesso de osteopenia, que nada mais é do que a perda da densidade óssea até 30% e a osteoporose, considerada como a perda da densidade óssea maior que 30%. E ainda perda de massa corpórea magra e do aumento na quantidade e distribuição do tecido adiposo subcutâneo, o que gera uma grande preocupação quanto à adequação das necessidades calóricas e de nutrientes.
Diante das afirmativas e tendo conhecimento das peculiaridades desta população, preza- se para um aporte adequado de proteínas, atentando- se para fontes proteicas de alto valor biológico, como carnes, ovo, leite e seus derivados ( proteínas de origem vegetal como feijão e soja são complementares) a fim de que se reverta/impeça o processo de massa corpórea magra. Para extinguir inapetência, muitas vezes causada por interações medicamentosas, deve- se fazer escolhas por alimentos atrativos: variar consistência, cores e sabores, servindo- os em menores porções e logo, deve- se aumentar frequência através do fracionamento das refeições e também aumentar consumo de fibras (verduras, legumes, frutas) e água. Líquidos devem ser evitados 30 minutos antes e durante as refeições, pois prejudicam a ingestão e podem fazer com que o idoso coma menos. E além de tudo, preza- se pela orientação nutricional e caso necessário, pode haver a suplementação de macro e micronutrientes.
            A título de curiosidade, em 1992, o USDA (United State Departament of Agriculture) propôs a pirâmide para adultos saudáveis e, em 1999, Russel e cols. desenvolveram uma pirâmide alimentar para o idoso, que difere, em alguns aspectos, da pirâmide alimentar do adulto. Recentemente foi divulgada uma nova versão mantém alguns conceitos já conhecidos, como a variedade de alimentos e a ingestão de água adequada, mas prioriza a forma com que os alimentos podem ser consumidos para melhor atender as necessidades desta população, alem de enfatizar a importância da atividade física regular e possível suplementação.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GOULART, R. M., Alimentação para idosos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes