Pular para o conteúdo principal

Receitas de Pizzas Saudáveis


 por Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG


Há quem pense que pizza e alimentação saudável não combinam. Mas a verdadeira reeducação alimentar é aquela que incorpora hábitos saudáveis ao cotidiano. Então por que não comemorar esse dia com uma dessas receitas?!
Há massas para pizza integrais, que podem ser compradas prontas, separadas em discos.
Abaixo algumas opções de recheios:
Italiana
Molho de tomate
Rodelas de abobrinha grelhada
Rodelas de tomate
Rodelas de muçarela de búfula
Queijo minas ralado e orégano à gosto
Cubra a massa de pizza com o molho de tomate, disponha as rodelas de abobrinha, tomate e muçarela de búfala de forma intercalada. Polvilhe o queijo minas ralado e o orégano. Leve ao forno.

Abobrinha, alho e sardinha
Molho de tomate
1 e meia xícara (chá) de abobrinha tipo italiana ralada na parte grossa do ralador
1 lata de sardinha
2 colheres (sopa) de lascas de alho douradas (em pouco óleo)
Meia xícara (chá) de queijo minas ralado na parte grossa do ralador
Distribua o molho de tomate, a abobrinha, a sardinha e o alho em lascas. Salpique com o queijo.

Cogumelos com Atum e Requeijão
Molho de tomate
2 xícaras (chá) de refogado de cogumelos*
1 lata de atum (170g)
Cerca de meia xícara (chá) de requeijão cremoso light
Orégano a gosto
* Refogado de cogumelos: aqueça 2 colheres (sopa) de azeite (30ml) e doure 1 dente de alho amassado. Junte 3 xícaras (chá) de cogumelos (shitake, shimeji, paris, etc.) picados grosseiramente (400g). Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Refogue-os em fogo alto, mexendo sempre, até secar o “líquido” que se forma. Distribua o molho de tomate, o refogado de cogumelos frio ou morno e o atum. Espalhe o requeijão e salpique o orégano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas